Dicas de segurança e habilitação para pilotar Jet Ski

admin 27 de fevereiro de 2012 2


Dicas de segurança e habilitação necessária para pilotar Jet Ski

Muitos acidentes de Jet Ski têm acontecido nos últimos tempos, mas essa diversão não pode acabar em tristeza. Após o acidente que matou uma menina de três anos da praia de Bertioga, durante o carnaval, resolvemos separar para você algumas informações básicas para você praticar esse esporte sem esquentar a cabeça.

Antes de tudo, é necessário ter uma carteira de habilitação própria (Carteira de Habilitação de Amador – CHA). Para obter o documento, atualmente, é necessário ser maior de 18 anos e ter a aprovação na prova de arrais-amador ou motonauta, sem o curso teórico ou prático.

Mas essas regras mudarão a partir de 2 julho e além de ter 18 anos, será necessário fazer uma prova e ao menos quatro horas de aulas práticas na Marinha do Brasil ou em escolas credenciadas.

Para a inscrição no exame, é também obrigatória a apresentação de atestado médico (para comprovar o seu estado psico-físico e limitações).

Outro item importante é que quando você pilotar o Jet, a chave de segurança deve estar presa no seu pulso ou no colete salva-vidas, desta forma, se você cair do veículo, ele desligará automaticamente ou reduzirá a velocidade, evitando que seja “lançado” em cima das pessoas.

De acordo com a Lei de Segurança do Tráfego Aquaviário, Lei Nº 9.537, de 11 de dezembro de 1997, que regulamenta a segurança em águas sob jurisdição nacional, “conduzir embarcação ou contratar tripulantes sem habilitação para operá-la” (artigo 11) comete infração e deve haver punição, multas de R$ 40 a R$ 3.200 e, algumas vezes, apreensão da embarcação.

Vale lembrar que segundo as Normas da Autoridade Marítima, as embarcações de propulsão a motor podem trafegar a partir de 200 metros da linha base (linha de arrebentação das ondas ou, no caso de lagos e lagoas, onde se inicia o espelho d’água). Por isso, para a sua segurança respeite as orientações.

Dica: Na hora de alugar um Jet Ski tenha certeza que é um lugar de credibilidade e que a embarcação está registrada numa capitania ou delegacia regional. Com isso, você não fará da sua brincadeira um problema.

 




2 Comments »

Leave A Response »