Tuco-tuco – imagens, vídeos

admin 22 de junho de 2012 0


Os tuco-tucos (Ctenomys sp.), também chamados curus-curus e ratos-de-pentes, são um grupo de roedores sul-americanos que vivem em galerias subterrâneas superficiais por eles escavadas. Nos orifícios de saída das galerias, observa-se o depósito de solo, geralmente areia, removido.Por este motivo, não é estimado pelos proprietários rurais, pois as imperfeições no solo causadas pela espécie podem causar acidentes com o gado. A espécie apresenta pescoço musculoso, cauda curta e fortes unhas.

“Tuco-tuco” originou-se do termo tupi para o animal, tuku’tuku, o qual é uma referência ao som que o macho da espécie produz quando sente-se ameaçado. “Rato-de-pente” é uma referência às cerdas laterais pectíneas presentes nas palmas dos pés e das mãos da espécie.

O tuco-tuco se alimenta de gramíneas e folhas que nascem junto às saídas de suas tocas, bem como de frutos silvestres.

O tuco-tuco tem a cabeça maciça, com orelhas muito pequenas; os demais incisivos são fortes e proeminentes; a cor do pêlo varia do castanho ao marrom, conforme região. As patas dianteiras são providas de garras compridas, que o animal utiliza para cavar as tocas.

Muitas das espécies são restritas a determinadas regiões, como, por exemplo, o Ctenomys minutus, que habita as planícies litorâneas arenosas do Rio Grande do Sul. A agricultura e a exploração imobiliária acabam destruindo o habitat natural dessa espécie e isolando suas populações. É predado por aves de rapina, como o chimango no sul e outros pequenos gaviões, cobras, canídeos e felinos selvagens, além de cães e gatos domésticos de propriedades rurais. Para proteção, enquanto faz sua refeição herbácea, mantém-se próximo à saída da toca, ou, mais frequentemente, expõe apenas a parte anterior do corpo fora dela.

Fotos do tuco-tuco

[nggallery id=4]

Vídeos do tuco tuco

http://www.youtube.com/watch?v=-_BIAmYeI-A

 

O tuco tuco foi um dos animais mencionados no Globo Repórter do dia 22/06/2012 sobre o Pampa Gaúcho

 




Leave A Response »