Toyota Etios – fotos, características e preço

admin 14 de agosto de 2012 0


Mais investimentos para o país. Pelo menos é assim que a Toyota vê seu mais novo empreendimento. Instalada em Sorocaba, São Paulo, a nova indústria tem como objetivo fabricar o Etios, primeiro automóvel compacto da empresa. Mas a construção de outros veículos, no futuro, não está descartada. O  Etios  terá quatro versões de acabamento para cada configuração hatch e sedã.

A fábrica tem capacidade inicial para produzir 70 mil veículos por ano, e a exportação de uma parte da produção já está fechada para o mercado argentino. A geração de empregos diretos gira em torno dos 1.500,  mesmo número de trabalho indireto, com a perspectiva para que esses números cheguem a casa dos 400 mil.

Nova aposta

O Etios é, com toda certeza, a nova aposta da Toyota para o país. Apesar de ter sido lançado em 2010 no mercado indiano, a empresa garante que o veículo é um carro feito por brasileiros e para brasileiros. A ideia inicial é que o índice de nacionalização do veículo seja de 65%, mas a estimativa é que passe para 85% até 2015, quando será inaugurada, em Porto Feliz, também em São Paulo, a fábrica de motores da empresa.

O estilo do Toyota Etios é caracterizado por linhas conservadoras e sem ousadia. Na lateral, a Toyota usou o mesmo conceito de estilo da Hyundai – escultura fluída. Isso pode ser observado por vincos na parte inferior das portas. Um recorte também esculpe as molduras dos vidros laterais. O Toyota Etios Hatch tem 3,78 metros de comprimento e entre-eixos de 2,46 metros, enquanto o sedã 4,26 metros de comprimento e entre-eixos de 2,55 m.

Os motores 1.3 l e 1.5 l virão de uma fábrica da montadora no Japão. A escolha das unidades propulsoras acima de 1.0 l. “Descobrimos que o consumidor brasileiro compra o carro com motor 1.0 l, mas não é exatamente o que ele quer. Todo mundo gosta de um carro com maior desempenho. A equação foi conseguir uma motorização maior com os mesmos benefícios de economia de combustível e de preço de 1.0 l”, explicou Mark Hogan, consultor internacional da Toyota Motor Corporation.

O interior do Toyota Etios evidencia um painel com acabamento em plástico de duas tonalidades de cinza. Os materiais usados são agradáveis e os bancos tem ótimo acabamento. O porta-luvas tem capacidade de 13 litros e o carro conta, ainda, com vários porta-objetos. O porta-malas surpreende: são 263 litros de capacidade para o hatchback e 595 litros no sedã.

O Toyota Etio vem ainda com itens de série muito atrativos: ar-condicionado, vidros e travas elétricos, direção hidráulica, travamento das portas por controle remoto e rodas de liga-leve de 16 polegadas.

Concorrência

A Toyota estima que o Etios deve enfrentar concorrentes como Nissan March, o Gol e o Voyage, daVolkswagen, Fiat Palio, Uno e Siena, Renault Logan e Sandero, Ford Fiesta, Hyundai HB e Chevrolet Ônix. A previsão de vendas mensais é de 6 mil unidades na soma do hatch e sedan. Inicialmente, a Toyota estima que o Etios será vendido a um valor entre R$ 35 mil e R$ 40 mil.

Fotos do Toyota Etios




 

Leave A Response »