Técnicas de memorização – Palácio da memória

admin 19 de fevereiro de 2012 0


Mostrado no Fantástico em 19/02/2012, a técnica de memorização clamada palácio da memória é muito poderosa para memorização de listas de compras e atividades.

O Palácio da Memória tem sido usado desde a Roma antiga, e é responsável por alguns feitos incríveis. O octa campeão mundial de memória Dominic O’Brien, por exemplo, foi capaz de memorizar 54 baralhos(que são 2.808 cartas) em sequência , vendo cada carta apenas uma vez.

Definição da Wikipédia:

palácio da memória, também chamado método de loci (plural de locus, lugar em latim), é uma técnica mnemônica que depende de relações espaciais memorizadas para estabelecer, ordenar e recoletar conteúdo memorial. Baseia-se em criar um lugar imaginário, que pode ser construído inspirado num lugar familiar (como a própria casa da pessoa), ou criar um lugar imaginário totalmente fictício, ou combinando ambas as coisas.

Em linguagem mais simples:

Crie uma cena bem estranha e exagerada com o ítem a ser lembrado em um lugar que você conheça bem. Lembrar desta cena e consequentemente do ítem a ser lembrado será muito mais fácil do que lembrar do ítem isoladamente.

Você pode saber mais em:

http://www.youtube.com/watch?v=4H_rGEzW5Ug

http://mentalismorevelado.blogspot.com/2011/10/tecnica-de-memorizacao-palacio-da.html

 




Leave A Response »