Os benefícios da farinha de berinjela

Cristiano Meireles 4 de dezembro de 2012 0


Perder até 5kg em um mês é o sonho de muitas mulheres. Saiba que este sonho pode se tornar realidade, desde que você insira, na sua dieta a tão falada farinha de berinjela. Segundo pesquisa realizada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a farinha de berinjela, além de ajudar a emagrecer, ela regula o funcionamento do intestino, aumenta a sensação de saciedade, ajuda a reduzir o colesterol ruim e a tratar artrite e reumatismo.

 No estudo feito pela UFRJ, pesquisadores avaliaram 12 voluntárias, com idades entre 30 e 45 anos e que estavam acima do peso, por 60 dias. O grupo foi dividido em dois grupos menores. O grupo que consumiu a farinha de berinjela apresentou uma diminuição da circunferência da cintura, com redução da gordura visceral, que está associada com o diabetes e doenças cardiovasculares, diminui os níveis de colesterol ruim, triglicerídeos e ácido úrico. Os participantes ingeriram duas colheres de sopa da farinha durante duas vezes ao dia.

Ainda conforme as pesquisas da universidade, ao contrário do chá e do suco de berinjela, que não se mostraram eficientes para baixar o colesterol durante os testes, a farinha apresentou bons resultados em função de sua maior concentração de fibras solúveis. O alto teor de fibras do tipo solúveis na farinha de berinjela, limitam a concentração de gordura no sangue e ainda promovem saciedade, de acordo com a coordenadora da pesquisa.

As fibras solúveis presentes na farinha de berinjela absorvem água do organismo e, no estômago, aumentam de tamanho. Isso significa que o estômago informa ao cérebro que que o corpo está saciado e não precisa mais se alimentar nas próximas horas.

A farinha de berinjela é rica em vitaminas A, C e no complexo B, que ajudam a melhorar a visão e as defesas do corpo. Também é um alimento com pouca gordura, rico em água, e sua casca tem substâncias que ajudam a prevenir o câncer. Apesar de ter alto teor de sódio, a farinha pode ser consumida livremente pelos hipertensos.

A farinha de berinjela também ajuda a reduzir a concentração de ácido úrico no organismo que, em excesso no sangue, se acumula em forma de cristal e provoca dores nas articulações.

 Faça a farinha de berinjela em casa

Você encontra a farinha de berinjela à venda no mercado, mas se quiser preparar você mesmo, aí vai a receita

Em uma forma, coloque 1 kg de berinjela com casca e cortada em fatias. Em seguida, leve ao forno a uma temperatura de 200º C por cerca de 2h15 ou até o legume ficar crocante e ressecado. Agora, triture a berinjela desidratada no processador ou no liquidificador até virar pó. O produto deve ficar com aparência parecida com a da farinha de mandioca.

O produto final terá a mesma aparência da farinha de mandioca. O rendimento é de 100g de farinha de berinjela. A farinha deve ser guardada em um pote bem vedado, em local arejado e longe da luz. Você pode guardá-la na geladeira e sua validade é de um ano.  A farinha pode ser misturada a caldos, sopas, sucos, vitaminas e iogurtes. Combinada com uma dieta balanceada, três colheres da farinha todos os dias ajudam a perder peso.

Uma dica importante para quem vai aderir a essa proposta é  ingerir bastante água, já que ela ajuda a farinha de berinjela a entrar em ação no organismo.




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