Óleo de coco: conheça os benefícios!

admin 25 de outubro de 2012 0


Dia após dia, semanas após semanas surgem tratamentos e receitas que prometem a perda de peso rápido sem nenhum ou pouco esforço. Agora é a vez do óleo de coco, uma substância extraída do fruto do coqueiro e que promete potencializar a perda de peso, quando associados a uma boa dieta.

A moda de inserir o óleo de coco na rotina começou quando pesquisadores da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, adicionaram o óleo virgem a bolinhos, consumidos por voluntários. Segundo o estudo, as pessoas que ingeriram os bolinhos emagreceram além do esperado. Na região do abdômen, a perda de centímetros foi sete vezes maior, quando comparada ao grupo que não incluiu o óleo de coco na rotina alimentar.

Além de emagrecer o óleo de coco também é indicado para diminuir os triglicérides e o mau colesterol (LDL), aumentar o bom colesterol (HDL) e também é um excelente anti-inflamatório. Mas, para quem deseja emagrecer, o ideal é a ingestão de até quatro colheres de sopa por dia. Uma boa ideia é misturá-lo com sucos e vitaminas, mas ele também pode ser derramado sobre a salada durante as refeições ou mesmo tomado de colherada. O óleo de coco é bem saboroso, pode tomar na colher sem susto! Outra boa sugestão é usá-lo como um substituto da margarina e da manteiga em receitas de bolos e biscoitos, como substituto de óleo de cozinha, assim como em temperos de saladas, em iogurte e salada de frutas.

Segundo os especialistas esta quantidade de óleo de coco diária diminui o apetite e favorece a perda de peso, já que o gasto ergético do organismo. É bom que você saiba que a substância não é um remédio e, sim, um complemento para sua alimentação. Desta forma, o resultado só é eficiente quando o óleo é ingerido diariamente.

E tem mais. Outra vantagem do óleo é que ele é mais facilmente digerido pelo organismo, sendo considerado o mais saudável para cozinhar. Isso porque ele é composto de gordura saturada que se mantêm estável mesmo quando submetida a altas temperaturas.

10 motivos para você acrescentar óleo de coco na sua vida

  1. A vantagem do óleo de coco é que ele é facilmente absorvido e transformado em energia no fígado, não se acumulando como gordura;
  2. O óleo de coco extra virgem prensado a frio é o único óleo vegetal que apresenta alta concentração de ácido láurico, mesma substância encontrada no leite materno e que fortalece o sistema imunológico;
  3. Além de emagrecer, o óleo de coco tem poder antibacteriana, antiviral e antiprotozoária, combatendo vários micro-organismos maléficos ao ser humano;
  4. É um ótimo aliado para baixar o colesterol ruim;
  5. Pode ser inserido nas receitas do dia a dia, substituindo o óleo de cozinha, por exemplo ou misturado aos alimentos;
  6. Os componentes do óleo de coco normalizam as funções intestinais;
  7. O óleo de coco também  tem uma ação contínua no combate a rugas e também na hidratação da pele. Além de servir como um condicionador  para os cabelos;
  8. O óleo de coco tem um preço bem acessível. Um frasco contendo 200 ml de óleo custa cerca de R$ 30.
  9. O óleo de coco  também é ótimo para os diabéticos, pois controla a compulsão por carboidratos – assim como os alimentos ricos em fibras ajudam a manter níveis estáveis de insulina no sangue.
  10. Melhora o funcionamento da tireoide.




Leave A Response »