O Vestibular da UFMG 2014 vai usar o ENEM

admin 28 de abril de 2013 0


A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) vai usar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como a única forma de ingresso a partir de 2014. A mudança vale para todos os cursos da UFMG, com exceção dos que exigem habilidade como Artes Visuais, Música, Conservação e Restauração, Dança, Teatro, Cinema de Animação, Design e Design de Moda, totalizando 390 vagas. Nestes casos, os candidatos farão o Enem e depois a prova de habilidades.

Segundo o reitor da UFMG Clélio Campolina elogiou a qualidade da prova do Enem e disse que o fim do vestibular decorre de estudos que a universidade vem fazendo há três anos. “O Brasil está atrasadíssimo em relação a países como Estados Unidos e os da Europa, que há muito adotam sistema de avaliação do ensino médio”. O sistema de cotas não sofrerá alteração com o fim do vestibular.

ufmg-enem

O cronograma do Enem 2013 ainda não foi divulgado, mas espera-se que as inscrições para a prova deverão ocorrer entre a segunda quinzena de maio e a metade do mês de junho.As inscrições para o Enem 2013 devem ser feitas no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – Inep – (www.inep.gov.br). As provas, provavelmente, serão aplicadas em novembro. Os alunos que tirarem as maiores notas conseguem se classificar para a UFMG.

A prova do Enem devem seguir os mesmos padrões das avaliações anteriores, contando com 180 questões de múltipla escolha e uma redação. Dentre as provas, de Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens e Matemática, há uma língua estrangeira em que o aluno pode escolher em fazer a prova de inglês ou espanhol. As provas são aplicadas em dois dias (sábado e domingo) com quatro tipos de prova. Por isso, é fundamental que o estudante faça a prova com muita atenção e concentração.

A UFMG é mais uma universidade federal a adotar a nota do Enem como critério único de seleção, como já fazem a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a Universidade Federal do Ceará (UFC), dentre outras. A grande maioria das 59 universidades federais já utiliza a nota do Enem como critério seleção, seja como primeira fase de vestibular ou como bônus na nota final.




Leave A Response »