O que é TV online e como funciona

Autor 10 3 de julho de 2013 0


O que é TV online – A TV online pode ser transmitida ao vivo ou de forma gravada. Existem diversas tendências para essa mídia. TV e internet se unem.

O termo TV online atualmente está sendo usado para designar todo tipo de transmissão de vídeos pela internet. Além da transmissão ao vivo de conteúdos como programações e notícias, existem conteúdos gravados, como programas jornalísticos que ficam disponíveis para serem vistos pela internet. Muitas vezes, programas apresentados pelos canais convencionais de TV disponibilizam partes da programação para serem acessadas pelo sistema de TV online.

O que se chama de TV online, na verdade trata-se da presença parcial ou total da programação convencional de TV na internet. No entanto, já estão surgindo programações feitas especialmente para a TV online. É o caso dos grandes sites provedores de conteúdo, que produzem noticiários curtos ou documentários curtos especialmente para a TV online, como no caso do UOL TV. Esses sites possuem equipes dedicadas à produção desses conteúdos.

A maior parte das emissoras de TV possui em sua equipe profissionais que editam e produzem conteúdos para a mídia online. A linguagem é diferente, a duração dos programas é diferente e até mesmo os textos precisam ser diferentes. Na TV ao vivo, os conteúdos são recebidos na medida em que são produzidos, em sincronia. Na TV online de conteúdo gravado, o usuário acessa o que deseja, na ordem que deseja, usando recursos de navegação ou mecanismos de busca.

No entanto, os novos recursos tecnológicos estão unindo cada vez mais a TV e a internet. Os provedores de TV a cabo estão disponibilizando conteúdos chamados de “segunda chance”, ”on demand”, “locadoras” para oferecer programas gravados. São filmes, documentários, eventos esportivos, shows que podem ser acessados por meio de pagamento ou não em forma de TV online.

Nesse caso, os conteúdos ficam gravados em um servidor de internet e são acessados pela TV, no momento que o assinante desejar. É uma forma de TV online. Existem serviços que ofertam conteúdos pela internet mediante assinatura mensal, com milhares de filmes no catálogo. Esses serviços podem ser acessados a partir de um computador ou pelas TVs ligadas à internet. A TV online é uma convergência de mídias.




Leave A Response »