O que é e como funciona um plano de saúde

Autor 10 30 de julho de 2013 0


Planos de Saúde – Os planos de saúde funcionam porque muitas pessoas pagam e poucas utilizam, o que permite a cobertura dos que usam os serviços de saúde.

Um Plano de Saúde ou Seguro Saúde é um tipo de serviço de saúde pública paga. No Brasil, esse serviço é considerado suplementar, ou seja, trata-se de um serviço de saúde que funciona paralelo ao SUS, que é o sistema único de saúde público e gratuito do Brasil. Para ter acesso aos planos de saúde suplementar, o usuário deve pagar uma mensalidade ou anuidade.

Dentro da lógica dos seguros, quem usa os serviços médicos ou odontológicos cobertos pelo plano acaba pagando valores muito menores do que pagaria se usasse o sistema de saúde de forma particular. Isso é possível porque a grande maioria dos pagantes não usam os serviços, ficando satisfeitos com a sensação de segurança por saber que, caso necessário, o serviço estará disponível. Por isso, quanto mais pessoas estão inscritas em um seguro de saúde, menores poderão ser as tarifas e maiores as coberturas. Da mesma forma, os planos coletivos tendem a ser mais baratos que os individuais.

Existem muitos tipos de seguro saúde ou plano de saúde. Alguns são destinados a cobrir apenas despesas médicas, outros cobrem apenas despesas odontológicas e mais alguns são de cobertura total. Alguns planos cobrem as despesas na íntegra, outros, considerados participativos, cobrem a despesa de forma parcial, ficando um percentual por conta do usuário. Os planos podem ser dirigidos pelo Governo, por associações ou entidade particular sem fins lucrativos ou por empresas comuns. Alguns são subsidiados pelo governo ou por empresas empregadoras e outros são totalmente privados.

No Brasil, os planos de saúde são regulados pela ANS – Agência Nacional de Saúde Suplementar, que é um órgão regulador do Governo Federal. A ANS determina a política de preços, a cobertura, as formas de adesão, a abertura e funcionamento dos planos e fiscaliza os mesmos. Se algum usuário sente-se prejudicado pelo plano de saúde, pode reclamar na ANS e será aberto um procedimento de fiscalização.




Leave A Response »