Novela Lado a Lado – história e personagens

admin 8 de setembro de 2012 0


Acaba uma novela e logo vem outra. E mesmo antes de começar, todo mundo já quer saber quem são os personagens, a mocinha, o vilão, as histórias e os conflitos. Nesta segunda-feira, a Rede Globo estreia a nova novela das 18h, “Lado a Lado”. Uma novela ambientada no início do século XX, no Rio de Janeiro.

Escrita por João Ximenes Braga e Cláudia Lage, e dirigida por Dênis Carvalho, “Lado a lado”  gira em torno da amizade entre Isabel (Camila Pitanga) e Laura (Marjorie Estiano), duas mulheres que vieram de mundos diferentes, mas têm o mesmo desejo de liberdade. A trama também fala sobre o começo da república, o surgimento do samba, o fim dos cortiços e o início das favelas. “Lado a lado” teve as cenas iniciais gravadas em São Luís do Maranhão.

A trama também marca o retorno de Patrícia Pilar às novelas, na pele da vilã Constância, uma ex baronesa que fará de tudo para ter de volta seu status na sociedade. Ela é casada com Assunção (Werner Schunemann e mãe de Laura e Albertinho (Rafael Cardoso).

Elenco da novela Lado a Lado

O elenco traz nomes de peso como Camila Pitanga, Lázaro Ramos, Marjorie Estiano, Thiago Fragoso, Patrícia Pillar, Werner Schunemann, Caio Blat, Cássio Gabus Mendes, Isabela Garcia, Bia Seidl, Rafael Cardoso, Klebber Toledo e Daniel Dalcin, dentre outros.

Veja quem são os principais personagens e suas histórias

Isabel (Camila Pitanga) – Uma mulher batalhadora, que sonha com o amor e com a liberdade. Trabalha desde os 14 anos na casa de Madame Besançon (Beatriz Segall) e mora no cortiço com o pai, Seu Afonso (Milton Gonçalves). Isabel é uma mulher à frente do seu tempo. Ama Zé Maria (Lázaro Ramos), mas seu amor passará por muitas provações.

Zé Maria (Lázaro Ramos) – Homem simples, trabalha na barbearia com Seu Afonso (Milton Gonçalves). Por sua habilidade ganhou o apelido de Zé Navalha. Capoeirista, Zé se envolverá em algumas confusões e injustiças, já que capoeira na época era sinônimo de bandidagem e proibida por lei. Apesar do amor por Isabel (Camila Pitanga), os dois enfrentarão muitos desafios.

Laura (Marjorie Estiano) – Uma jovem apaixonada pelos livros e pelas artes. Filha de Constância (Patrícia Pillar), não aceita o jeito reacionário da mãe e quer ser independente e trabalhar, algo impensável para uma mulher de sua classe social na época. Dá aulas como voluntária e vai se casar com Edgar (Thiago Fragoso).

Edgar (Thiago Fragoso) – Filho de família rica, foi estudar Direito em Portugal. Na volta ao Brasil, vai ajudar seu pai, o Senador Bonifácio (Cassio Gabus Mendes), em seus negócios. Mas sua grande paixão sempre foi o jornalismo. Um jovem preocupado com as injustiças sociais e que se casará com Laura (Marjorie Estiano).

Constância (Patrícia Pilar) – Mesmo sem poder ostentar o título de baronesa, ela não perde a pose. Uma mulher que vive para sua família e não poupa esforços para protegê-la, mesmo que isso possa prejudicar outras pessoas. Está sempre em conflitos com a filha Laura (Marjorie Estiano) e lutará para que o marido tenha prestígio na carreira política. É a grande vilã da história, embora acredite que tudo o que faça seja pelo bem de Assunção (Werner Schünemann), Laura e Albertinho (Rafael Cardoso).

Dr. Assunção (Werner Schunemann) – Casado com Constância (Patrícia Pillar), é pai de Laura (Marjorie Estiano) e Albertinho (Rafael Cardoso). Barão do café no século anterior, entrou em decadência financeira com a Abolição e perdeu prestígio com a República. Instruído por Constância, faz de tudo para que a família recupere sua importância neste novo tempo.

Albertinho (Rafael Cardoso) – Irmão de Laura (Marjorie Estiano). É o típico playboy, sedutor, que não quer saber de trabalho e compromissos. Além de mulheres, ele vai gostar mesmo é de praticar um novo esporte recém-chegado no país, o futebol. Vai se apaixonar por Isabel (Camila Pitanga).

Afonso Nascimento (Milton Gonçalves) – Ex-escravo, homem trabalhador, pai de Isabel (Camila Pitanga), ainda muito preso aos valores antigos. É barbeiro e gosta muito de tocar modinhas em seu violão.

Margarida (Bia Seidl) – Uma típica senhora do início do século XX, submissa ao marido Bonifácio (Cassio Gabus Mendes) e sempre cheia de boas intenções.

Bonifácio (Cássio Gabus Mendes) – Casado com Margarida (Bia Seidl), o pai de Edgar (Thiago Fragoso) e Fernando (Caio Blat) é Senador da República e um poderoso industrial. Ele aproveita de seu cargo político para conseguir benefícios e vantagens em seus negócios pessoais.

Fernando (Caio Blat) – Irmão de Edgar (Thiago Fragoso). É um jovem que não quer saber de estudos e trabalhos. Sua vocação é jogar futebol. Trabalha na indústria do pai, o Senador Bonifácio (Cassio Gabus Mendes), com quem tem péssimo relacionamento, e por isso sente muita inveja do irmão. É amigo de Albertinho (Rafael Cardoso).

Cláudia Lage e João Ximenes Braga são estreantes como escritores de novelas. Cláudia Lage contribuiu com Manoel Carlos nas novelas “Páginas da Vida” e “Viver a Vida” e João Ximenes Braga ajudou Gilberto Braga a tecer as histórias de “Paraíso Tropical” e “Insensato Coração”. Agora a dupla se une na paixão pela literatura do século 20, na tentativa de trazer uma novela que conte um pouco da história do Brasil.

Abertura da novela

http://www.youtube.com/watch?v=5O6ec0Df1Po




Leave A Response »