Notícias Internet – É real ou fantasia ? como confiar ?

Cristiano Meireles 14 de novembro de 2012 0


Veracidade das informações na internetVivemos em uma época, onde a velocidade das informações demoram segundos para correr um espaço inimaginável. Onde basta escrever uma notícia e publicá-la na rede social que milhares de pessoas terão acesso a ela.

Mas até que ponto esta notícia é verdadeira ?

Alguém já parou para confirmar se um determinado post que viu na sua página do facebook por exemplo é verdadeira, antes de compartilhá-la, ou de tecer um comentário ?

Atualmente, é muito fácil para uma pessoa que não gosta de uma determinada instituição, tecer um comentário sobre ela e divulgar na internet, pois SEMPRE haverá alguém que vai ‘comprar’ aquela opinião sem saber o que está comprando de verdade.

No século passado, as notícias eram muito por meio de Jornal, Rádio, Televisão e para isso haviam empresas por trás das notícias, que tinham que se responsabilizar por aquilo que se falava. Hoje em dia, com o crescimento da Tecnologia da informação, perdeu-se um pouco o controle sobre isso, afinal cada um explicita sua opinião de forma aberta na internet e esta chega a milhares de pessoas ao mesmo tempo.Veracidade das informações na internet

Então significa que estou errado em expor minha opinião ?

A resposta é não, isso é a liberdade de expressão.

O que acontece é que pessoas que ‘se julgam’ mais espertas, se aproveitam daquelas que se deixam influenciar, sem nem questionar o que está escrito, onde chamarei aqui de “Zumbis Cybernéticos”, pois somente seguem alguma ideia, mas não porque acreditam nela. Apenas seguem.

E por incrível que pareça, existem muitos destes Zumbis cybernéticos, nas redes sociais e na internet como um todo. A pouco tempo, houve uma onda de se compartilhar um pedido para que entrasse na configuração de cada um contado da sua rede social e fizesse uma certa mudança, não estou aqui para dizer se era certo ou errado, mas para fazer uma pergunta. Quantas pessoas simplesmente fizeram e compartilharam o pedido, sem antes questionar, pesquisar, saber para que era exatamente aquela ação ?

O que eu quero dizer é que é fácil hoje você postar uma notícia na sua rede social e ter milhões de ‘curtidas’ ou compartilhamentos sem nem saber direito o que é!

Lembram aqueles comerciais bonitos que leva muita gente a comprar mas que no final tem uma “letra miúda” que ninguém leu ? Pois é isso acontece também (e muito) na internet, só que as vezes essa letra miúda está nas entrelinhas.

Veracidade das informações na internetTodo mundo conhece milhares de perfis falsos, principalmente de pessoas famosas, como atores, cantores, esportistas e por aí vai… Fica difícil saber qual que é o verdadeiro. Este é só um exemplo, pois nestes perfis, as vezes se noticiam inverdades e muita gente ‘vai atrás’.

Faça você um teste em sua rede, poste uma foto com uma história criada da sua cabeça e veja se não haverá sempre alguém curtindo ou compartilhando.

Recentemente, a empresa de comunicação Máquina da Notícia encomendou uma pesquisa ao Vox Populi ouvindo 2.500 pessoas sobre a principal fonte de informação do brasileiro. Apesar da TV ainda liderar o quadro com folga (55,9%), a internet aparece em segundo lugar com 20,4%, superando jornais (10,5%) e rádio (7,8%) juntos. E a tendência é que cada vez mais a internet se torne o principal meio de informação da população. Para isso, é preciso saber navegar na rede com olhar crítico para poder distinguir quais informações são verídicas e quais são falsas.

Um dos sites da internet onde você pode verificar quais são as histórias inventadas na internet no momento é o Quatro Cantos

Pra finalizar, você leitor, concorda com isto que eu escrevi ? Porquê ?

Por acaso é verdade o que eu acabei de escrever, tem certeza ?
Abraços e até a próxima!




Leave A Response »