Mirtilo: a fruta amiga da saúde

admin 8 de fevereiro de 2013 0


O mirtilo é uma fruta pequena originária da América do Norte e em Portugal, principalmente em regiões onde o inverno é muito rigoroso. A fruta se parece com a jabuticaba e contém muitos nutrientes que traz incontáveis benefícios à saúde. Sua cor azulada interfere no metabolismo das células humanas, reduzindo a ação dos radicais livres associados ao envelhecimento, câncer, doenças cardíacas, mal de Alzheimer e muitas outras doenças. Pesquisas realizadas em todo o mundo comprovam que o mirtilo é a fruta Nº.01 em antioxidantes, o que lhe confere o título de ” fruta da longevidade” pela comunidade científica.

Além dos radicais livres, o mirtilo é um poderoso antioxidade e é repleto de nutrientes como antocianinas, vitamina C , complexo B, vitamina E , vitamina A, cobre, selênio , zinco , ferro. Juntos, estes nutrientes impulsionam o sistema imunológico, prevenindo infecções e diversas doenças.

Outro benefício do mirtilo é que uma fruta de poucas calorias e ajuda no controle do colesterol ruim (LDL) e na redução da gordura abdominal e síndrome metabólica. A fruta também possui carotenóides, flavonóides, vitamina C, vitamina E e vitamina A, selênio, zinco e fósforo, que são muito benéficas e essenciais para uma boa visão. O mirtilo pode, ainda, reduzir o risco de degeneração macular relacionada à idade, catarata, miopia e hipermetropia, secura e infecções. Há ainda indícios de que a fruta emagrece e é um aliado na saúde cerebral, mantendo as funções cerebrais sempre em dia.

Os médicos recomendam que para que a fruta tenha o efeito desejado no corpo, é necessário comer três ou mais porções de mirtilos por dia. A fruta pode ser consumida in natura, no preparo de saladas, na forma de geléia e se for congelado pode ser usado para a produção de sucos, sorvetes, iogurtes, tortas e no preparo de molhos para pratos diversos.

O mirtilo pode ser comprado em lojas especializadas de produtos naturais, em lojas de frutas importadas e em sites da internet, que vendem a fruta seca ou congelada.

Benefícios do mirtilo 

  • Previne a visão cançada;
  • É um aliado na redução do colesterol ruim;
  • Previne infecções do trato urinário e impede que bactérias ataquem a bexiga;
  • Melhora a coordenação motora, já que protege o cérebro de deterioração causada, principalmente, pelo envelhecimento;
  • Reduz a taxa de açúcar no sangue;
  • Estimula a circulação sanguínea;
  • Quanto maior o consumo de mirtilo maior a redução das células de gordura, ou seja, do tecido adiposo do corpo;
  • O mirtilo fornece 38% mais anti-radicais livres do que o vinho tinto, bebida protetora da saúde do coração;
  • Os mirtilos podem ajudar a regular o trânsito intestinal e reduzir a inflamação do sistema digestivo;
  • O Mirtilo contém mais antioxidantes que trabalham para neutralizar radicais livres que prejudicam o nosso sistema imunológico e que conduzem a muitas doenças degenerativas, como a Alzheimer;
  • O mirtilo também ajuda no controle da diabetes.

A única desvantagem do mirtilo é que ele não pode ser consumido por mais de três meses, já que possui alto teor de tanino, que pode causar irritação no estômago e intestino. Neste caso, que possui úlcera e gastrites deve tomar mais cuidado ao inserir a fruta na dieta.




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