Minissérie Subúrbia – história, elenco

admin 30 de outubro de 2012 0


Saí Gabriela. Entra Subúrbia. A nova minissérie da Globo, estreia nesta quinta-feira e conta a história de uma heroína negra de uma favela no Rio. O trabalho tem direção de Luiz Fernando Carvalho e texto de Paulo Lins, autor dos livros “Cidade de Deus” e “Desde que o samba é samba”. O seriado, que tem como conceito central o lançamento de novos talentos, terá oito episódios.

A trama narra a vida de Conceição (Erika Januza), uma jovem de Minas Gerais que abandona o trabalho em uma carvoaria e decide se mudar para o Rio de Janeiro em busca de melhores oportunidades. Chegando à cidade, ela vai trabalhar em diversos locais e embarca em uma história de amor com Cleiton (Fabrício Boliveira).

Segundo o diretor, o projeto foi inspirado em uma mulher com quem conviveu durante 25 anos”. “A história foi escrita por mim, mas o ponto de partida foi a Betânia, uma espécie de ‘mãe preta’ para mim que, assim como a personagem Conceição, também saiu de Minas Gerais e foi morar no subúrbio do Rio”, revelou Luiz Fernando, durante a coletiva de imprensa da minissérie, no início do mês, no Rio de Janeiro.

Todos os oito capítulos da série foram gravados em locações externas, sem cenários ou cidade cinegráfica. A música de abertura é ‘Pra Swingar’. O irresistível balanço é um clássico obscuro do já extinto grupo brasileiro de rock Som Nosso de Cada Dia, formado em São Paulo em 1971.

Antes mesmo de estrear, Subúrbia já vem sendo considerada uma minissérie marcante da TV brasileira. Isso porque traz o ineditismo de centrar sua história em um elenco, em sua maioria, formado por negros. Além disso, a trama aposta em um elenco praticamente de rostos desconhecidos e focaliza o tão marginalizado subúrbio. Tudo muito bem dirigido pelo aclamado Luiz Fernando Carvalho. “Subúrbia” vai tratar do tráfico de drogas, do samba e de outros aspectos dos subúrbios cariocas.

 Elenco de Subúrbia

Rostos novos. Subúrbia aposta em pessoas que nunca estiveram na frente de uma câmera. E foi além. O diretor procurou por pessoas que vivessem realidades semelhantes a dos personagens que iriam interpretar. Este é o caso do pastor Dione dos Santos que, antes de optar pela religião, era traficante e, na minissérie interpreta a si mesmo. A protagonista, Erika Januza, também tem sua história de vida semelhante com a da personagem que interpreta, afinal de contas, ela é mineira, de Contagem e assim como Conceição tem na dança um talento que vem do sangue.

Para encontrar novos talentos, foram feitas mobilizações em várias mídias. Do tradicional jornal impresso ao inovador Facebook. Quatro atores que integram o elenco de “Suburbia” foram selecionados através das redes sociais, em uma seleção organizada pelo produtor de elenco Nelson Fonseca e pelo diretor Luiz Fernando Carvalho em parceria com a Central Globo de Comunicação. Dos 1.500 e-mails enviados para a página da Rede Globo no Facebook, com fotos, vídeos e currículos dos candidatos, quatro foram escolhidos. Na trama, os atores Renata Tavares, Vanessa Correa, André Dread e Cassio Arbues interpretam os amigos do protagonista Cleiton (Fabrício Boliveira).

Quatro integrantes do AfroReggae também participam da minissérie: Roniele, Lecão e Wallace, de Vigário Geral. Alguns atores do “Nós do Morro” também foram selecionados para participar da trama.




Leave A Response »