Inscrições do Enem 2013 – data, valor, local e provas

admin 13 de maio de 2013 0


As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio, Enem, começam na próxima segunda-feira, 13/05. As provas acontecem nos dias 26 e 27 de outubro. O ministério espera que o número de inscritos ultrapasse os 6 milhões.

As inscrições para o Enem 2013 devem ser feitas no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – Inep – (www.inep.gov.br), de 13 a 27 de maio. A taxa de inscrição custa R$35 e deve ser paga até o dia 29 de maio. Estudantes de escolas públicas ou que sejam de famílias com renda per capita de até um salário-mínimo e meio não precisam pagar a taxa. O edital com todas as normas da prova deve ser publicado na edição de quinta-feira, 9, do “Diário Oficial da União”.

A prova do Enem deve seguir os mesmos padrões das avaliações anteriores, contando com 180 questões de múltipla escolha e uma redação. Dentre as provas, de Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens e Matemática, há uma língua estrangeira em que o aluno pode escolher em fazer a prova de inglês ou espanhol.

A mudança, segundo o Ministério da Educação, é o maior rigor na correção da redação. Isso significa, inclusive, incluir no edital uma cláusula sobre as razões para que uma redação receba nota zero do MEC. O item 14.9.5 do edital, por exemplo, afirma que a redação “que apresente parte do trecho deliberadamente desconectada com o tema proposto, que será considerada ‘anulada'”. A intenção, segundo o ministro Aloísio Mercadante, é evitar que os estudantes debochem na prova. Além disso, uma das cinco competências exigidas pela redação será mais rígida: trata-se da primeira competência, que fala sobre o “domínio da norma padrão da língua escrita”. A partir deste ano, para tirar a nota máxima nesta competência, a redação só poderá ter erros de português considerados como uma “excepcionalidade” e quando “não caracterizem reincidência”.

O Enem não é um exame obrigatório, mas é a principal porta de entrada para quem deseja estudar em uma universidade pública. Além disso, devem se inscrever para a prova vestibulandos que pretendem cursar a faculdade em uma instituição particular com bolsa de estudos parcial ou integral do Programa Universidade para Todos (Prouni). Por isso, qualquer pessoa pode fazer a prova, independente da idade ou se está matriculada ou não em uma instituição de Ensino Médio.

Neste ano, a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) aderiu ao Enem como sendo substituto da primeira etapa do vestibular para os ingressos em 2014. O Enem vale para todos os cursos da UFMG, com exceção dos que exigem habilidade como Artes Visuais, Música, Conservação e Restauração, Dança, Teatro, Cinema de Animação, Design e Design de Moda. A UFMG está entre a maioria das 59 universidades federais que já utiliza a nota do Enem como critério seleção, seja como primeira fase de vestibular ou como bônus na nota final.




Leave A Response »