Olimpíadas 2016 já começou: Hino olímpico é apresentado ao mundo

admin 14 de agosto de 2012 0


Os preparativos para as Olimpíadas de 2016 já começaram. Nessa segunda-feira, o Rio de Janeiro lançou e mostrou ao mundo o clipe da canção-tema do evento, chamado “Os Grandes Deuses do Olimpo Visitam o Rio de Janeiro”, um samba-funk composto por Arlindo Cruz, Rogê e Arlindo Neto e produzido por Kassin. A música foi lançada em celebração a chegada da bandeira olímpica à cidade carioca.

“A ideia era ter uma música que pudesse ser um hino informal do Rio. Algo pop, não saudosista”, contou  Kassin em coletiva de apresentação do hino. A música foi escolhida entre cerca de 16 concorrentes, há cerca de um mês e meio, quando foi dado o pontapé nesse projeto, cuja iniciativa é da Prefeitura. “O Rio tem uma vocação turística enorme, é um lugar que todos querem visitar”, afirmou Arlindo Cruz, em carta à imprensa justificando a história contada na música.

A letra, que fala da visita de deuses como Apolo, Posseidon, Hércules e Afrodite ao Rio de Janeiro que, depois de visitarem o Rio, não querem mais voltar para casa, tem como intérpretes grandes nomes do samba e funk carioca como Zeca PagodinhoMart’náliaEd MottaRoberta SáPedro Luís,Zélia DuncanThalma de FreitasToni GarridoSandra de SáBochechaMr. CatraJorge Aragão, Diogo Nogueira e a Velha Guarda da Portela.

Segundo Estevão Ciavatta, diretor do clipe da canção, logo após ouvir a canção ficou pensando quem seriam os deuses encarnados no Rio. E ele montou seu Olimpo com Fernanda Montenegro (a Hera que “se encantou com a lua do Arpoador”), Martinho da Vila (o Zeus que “mandou dizer que os Jogos estão pra chegar”), Rodrigo Santoro (Apolo), Carolina Dieckman (Afrodite), Helio de la Peña (Poseidon) e Regina Casé (Artemis)

Bandeira olímpica

A bandeira olímpica  foi entre ao Brasil durante a cerimônia de encerramento dos Jogos de Londres, na noite de domingo. A bandeira chegou ao Rio de Janeiro no final da tarde dessa segunda-feira. Símbolo da Olimpíada, ela ficará na cidade pelos próximos quatro anos, até a realização do evento em 2016.

No palco londrino o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, recebeu a bandeira e foi o responsável por desembarcá-la. Ao seu lado, estavam o governador do Rio, Sérgio Cabral, o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e do Comitê Organizador dos Jogos de 2016, Carlos Arthur Nuzman, e alguns atletas da delegação olímpica do Brasil, como Robert Scheidt, Maurren Maggi e Esquiva Falcão Florentino. “É uma alegria muito grande chegar ao Rio trazendo a bandeira olímpica. Esse é um símbolo dos Jogos”, afirmou Paes logo após o desembarque.

2012: o ano de Londres

Londres encerrou no domingo a 30ª edição da Olimpíada. Foram 10.500 atletas, de 204 países, competindo durante 17 dias pela contagem oficial, em 26 modalidades esportivas e mais de 300 eventos.  Ao todo, foram 66 recordes olímpicos e 30 recordes mundiais registrados.

Londres entrou para a história como a primeira cidade a sediar pela terceira vez os Jogos na era moderna, a partir de 1896. Antes, a capital inglesa foi sede em 1908 e 1948.

 




Leave A Response »