Forevis Alone: memes viram febre nas redes sociais

admin 7 de agosto de 2012 0


Se você tem Facebook e Twitter certamente sabe o que significa a expressão “Mussum Forevis”. Se não tem, se lembra, pelo menos, do querido personagem que provocou tantas risadas em crianças e adultos no seriado “Os Trapalhões”, na década de 1980 e 1990.

A “Mussumania” virou febre nas redes sociais!  Montagens colocam o rosto de Mussum no lugar de faces famosas e adicionam um “is”, marca registrada do personagem, em suas aparições na série de TV, aos nomes das celebridades ou situações. A homenagem começou a ser feita em 2009, ano marcado pelos 15 anos de falecimento do artista, mas somente neste ano é que os memes, como são chamadas estas caricaturas, viraram sucesso nas redes.

 

E as homenagens não pararam por ai. No Twitter há uma conta chamada de @MussumAlive, criada por um fã, atualizada diariamente com expressões que marcaram a vida de Mussum como “cacildis” e “forévis”.

A moda de criar memes com celebridades realmente pegou na internet. Além de Mussum, é possível encontrar nas redes paródias de personalidades como a do falecido vocalista da banda Queen, Freddie Mercury, do cantor 50 Cent, dos atores Nicholas Cage e Keanu Reeves. Sobrou até para o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama e o dono da Apple, Steve Jobs. Sem falar, é claro, dos carismáticos memes relacionados ao seriado Chaves. Todos engraçadíssimos!

 

Pensa que somente artistas viraram memes? Não! Tem muita gente comum virando tema das brincadeiras de um dia para outro. O bacana é que, muitas vezes, elas nem precisaram fazer algo tão engraçado. Simplesmente apareceram na internet e alguém teve a ideia de usar a imagem de forma criativa. Sim, todo mundo merece seus cinco minutos de fama (alguns mais sortudos têm até mais que isso!).

 

Este é o caso de um bebê de 11 meses. A imagem é usada nas redes sociais para ilustrar a comemoração de algo. A foto foi tirada em agosto de 2007 e publicada nas redes pelo pai da criança, o fotógrafo Laney Griner. A imagem fez tanto sucesso que é usada em outdoors publicitários da operadora de TV paga Virgin Media, no Reino Unido, e em comerciais da Vitamin Water nos Estados Unidos. O bacana é que, o bebê da foto cresceu, e ainda sim continua fazendo sucesso.

 

Quem também virou hit nas redes é meme Gordo Granudo, estereótipo do nerd anti-social e arrogante. Por trás dele está o finlandês KimmoKM (apelido que ele utiliza nas redes), que garante não ser muito diferente do personagem criado para ele, para um fórum na Finlândia. A imagem, de tão (anti) carismática que é se espalhou pelo mundo!

Apesar de ser recente em nosso dia a dia, a ideia de meme não é nova. A palavra “meme”, por exemplo, foi usada pela primeira vez no livro “O Gene Egoísta” de Richard Dawkins. Segundo o autor, a proposta é que as ideias funcionam de modo análogo aos genes. Elas nos utilizam enquanto modo de evoluir e sobreviver. Assim, os memes são pedacinhos de informações, idéias, sons, desenhos, capacidades, valores estéticos e morais, ou qualquer outra coisa que seja passadas adiante.

 

 

 

 




Leave A Response »