FIFA recruta voluntários para a Copa de 2014. Vai encarar?

admin 23 de agosto de 2012 1


Brasileiro costuma ser voluntário por amor a uma causa. Quando a causa chama-se futebol a ideia parece muito melhor, não é mesmo? Então, leia isto. A FIFA acabou de abrir as inscrições para quem quer ser voluntário na Copa das Confederações, no próximo ano, e, na Copa de 2014. Para trabalhar nos eventos, o candidato precisa ter no mínimo de 18 anos e disponibilidade para trabalhar nos 20 dias das competições.

Segundo o Comitê Organizador Local (Col), em todo o Brasil serão selecionados seis mil voluntários para a Copa das Confederações e 15 mil para a Copa do Mundo. É preciso ter, no mínimo, 18 anos completados até três meses antes do começo dos eventos. As áreas de atuação são várias; entre elas, transporte, segurança, atendimento a turistas, serviço de idiomas, imprensa e departamento médico.

Como se inscrever para ser voluntário para a Copa de 2014 ?

Os interessados em prestar serviço voluntário nos eventos devem se inscrever no site da Fifa. O cadastro via internet estará disponível nos próximos 15 dias e deverá ser encerrado, segundo a Fifa, a qualquer momento após este prazo. Depois de concluída esta fase inicial, a entidade organizadora deverá entrar em contato com os selecionados para agendar uma entrevista.  Os treinamentos online devem ser iniciados em dezembro deste ano.

Muito trabalho e pouco dinheiro

 Para quem deseja trabalhar na Copa do Mundo é bom logo já ir poupando energia. Durante os eventos, os voluntários terão que ter disponibilidade (e ânimo) para trabalhar até 10h por dia, nas três semanas do evento.

Podem se inscrever pessoas de todo o mundo, mas na época dos eventos, precisam estar nas sedes onde vão trabalhar. A hospedagem é de responsabilidade de cada voluntário. A Fifa irá arcar apenas com os uniformes, a alimentação e o transporte nas sedes.

Mas a má notícia vem por aí: tanta dedicação não dará direito aos voluntários de assistirem aos jogos. Isso mesmo. Não serão disponibilizados assentos para este time. Para os mais sortudos , que poderão estar trabalhando nas arquibancadas ou em áreas com visibilidade para o campo, uma olhadinha em meio um trabalho ou outro pode até ser possível. Mas só.

Outra alternativa para ver os jogos serão nos intervalos do  horário de trabalho, quando o voluntário poderá ir até  ao Centro de Voluntários, para assistir, por alguns momentos, a alguma partida que esteja sendo transmitida.

Apesar disso…

Em apenas 24 horas da abertura das inscrições para os eventos, o COL informou que o programa de voluntários da Copa já recebeu 67 mil inscrições. Deste total, 30 mil inscrições estão ligadas à Copa das Confederações e 37 mil são específicas para o Mundial de 2014.

Os brasileiros são a maioria dos inscritos: São Paulo é o estado com mais cadastros: 11 mil, seguido do Rio de Janeiro, com seis mil, e Minas Gerais, com 3,6 mil. A expectativa da Fifa é que 100 mil pessoas se candidatem para as vagas.

A Copa do Mundo FIFA de 2014 será a vigésima edição do evento. Acontece de 12 de junho a 13 de julho de 2014 e ocorrerá pela quinta vez na América do Sul, a primeira após 36 anos já que a Argentina acolheu o evento em 1978.

 




One Comment »

  1. aparecida santanna 2 de setembro de 2012 às 19:24 - Reply

    TRABALHAR DE GRAÇA., 10 horas por dia e, nem ter o direito de assistir.

    TEM QUEM ACEITE????

Leave A Response »