Dicas para eliminar o mau hálito (halitose)

admin 28 de março de 2013 0


 

O mau hálito atinge, com muita frequência, a maioria das pessoas que não cuidam bem da higiene bucal. O cheiro ruim é causado, na grande parte dos casos, por restos de alimentos em decomposição que ficaram entre os dentes e por bactérias presente na língua. Por isso, a melhor forma de tratar o mau hálito é escovar bem os dentes a cada refeição e usar, pelo menos uma vez por dia, o fio dental.

Mas há casos em que o mau hálito é ocasionado por ingestão de medicamentos, doenças da gengiva ou outras infecções. Os especialistas afirmam que há mais 60 causas que levam à manifestação do mau hálito, sendo que a mais comum é realmente a higienização insuficiente da boca.

tirinha sobre mau halito

tirinha sobre mau halito

Se a pessoa que tem mau hálito o melhor a se fazer  é contar com a ajuda de alguém de confiança. Seja franco e pergunte se o seu hálito está ruim. Infelizmente quem sofre desse mal não consegue sentir o odor já que nosso olfato se acostuma rapidamente com odores  e, por isso, não conseguimos sentir o cheiro do nosso próprio hálito. Na dúvida, previna essa doença com algumas dicas:

Escove bem os dentes. De nada adianta um sorriso bonito se os dentes não estão limpos. Faça a escovação após cada alimentação e use o fio dental pelo menos uma vez por dia.

Escove a língua. A língua é como um tapete em que se acumulam muitos restos de alimentos e bactérias. Desta forma, assim como você cuida dos seus dentes, é preciso cuidar da língua. Use a própria escova de dentes ou um limpador de língua para fazer a limpeza correta.

Faça bochechos. Usar um enxaguante bucal diariamente também ajuda a prevenir ou combater o mau hálito. Mas lembre-se, esses líquidos não atacam a raiz do problema, apenas mascaram o odor.

Cuide da sua alimentação. A falta de alguns nutrientes pode causar mau hálito, por isso, mantenha uma dieta saudável. Alimentos como cenoura e maçã, ajudam a limpar a parte dos dentes que fica perto da gengiva exatamente por serem fibrosos.

Beba bastante água. Isso porque a boca seca pode causar mau hálito. Por isso, beba muita água. Faz bem para o corpo e deixa a boca hidratada.

Mastigue chiclete sem açúcar. A saliva é a melhor arma contra o mau hálito. Isso porque ela limpa a boca com enzimas que eliminam as bactérias causadoras do problema. Para produzir mais saliva, mastigue um chiclete. Chicletes adoçados com xilitol são a melhor opção. Xilitol é um substituto do açúcar que não só aumenta a salivação, como também trabalha para impedir a reprodução de bactérias na boca.

Coma nos horários certos. É cientificamente comprovado que ficar muitas horas sem comer causa mau hálito. Isso significa que você se esforçar para comer a cada três horas.

Visite regularmente seu dentista. Ir ao dentista não pode ser um bicho de sete cabeças. Cuide dos seus dentes com um especialista a cada três meses. Somente ele será capaz de identificar quais as causas do mau hálito e combater de vez o problema

Segue também um vídeo bônus com mais informações sobre o mau hálito.





Leave A Response »