Dicas de estudos para o seu filho

admin 12 de março de 2012 0


Nessa época do ano, iniciam-se as primeiras provas escolares. É justamente nesse momento que os pais se perguntam o que fazer para ajudar os filhos a ter um melhor rendimento. Principalmente se eles passaram algum aperto no ano passado, como recuperação ou mesmo a temida reprovação.

O Fantástico acaba de dar a dica para o aluno “mandar bem” no colégio. Na reportagem, a especialista em educação Andrea Ramal dá dicas de como se tornar o aluno ideal. A primeira dica foi a participação nas reuniões de pais que acontecem na escola. Segundo ela, pais presentes garantem notas mais altas.

Andrea Ramal mostra como é importante organizar o tempo e os materiais de estudo. Apenas “vinte minutinhos” não são suficientes para garantir um bom resultado. O ideal é que o estudante dedique uma hora ou uma hora e meia ao estudo para as provas e testes. Essa é uma forma de se concentrar melhor e se sentir mais seguro. Manter uma constância de estudos, revisar a matéria do dia ao chegar em casa, são outras dicas de sucesso.

Durante o período de estudos em casa, os aparelhos de tecnologia como celular, televisão e notebook devem ficar longe. Os pais podem “confiscá-los” durante o estudo e devolvê-los quando a tarefa acabar.

A postura do corpo ideal para o estudo também deve ser observada. A cama não é o lugar adequado, pois prejudica a coluna. O ideal é uma mesa de trabalho.

Manter um quadro com os horários de provas e trabalhos é uma grande ajuda na organização. Assim, o aluno poderá dar conta de todas as matérias ao longo da semana.

Outra coisa indispensável é não deixar os estudos para a véspera de provas, acumulando tópicos e prejudicando a compreensão.

Acumular matéria também não vale! As revisões devem ser constantes para que, na hora das provas, não haja dificuldades.

O espaço e os materiais de estudo sempre organizados garantem menos perda de tempo. Os pais devem garantir aos seus filhos local adequado com material e espaço suficiente.

Mas o dia-a-dia dos pais nem sempre permite essa presença. As horas de trabalho muitas vezes são incompatíveis com a possibilidade de ajudar o filho no dever de casa e no estudo para as provas. Porém, há alternativas, como a contratação de um professor particular que possa atender o aluno em casa. Profissionais especializados podem garantir a aplicação de todas as dicas dadas pelo Fantástico para o sucesso dos alunos na escola e ainda, oferecer aulas particulares com uma didática individualizada que vai ajudar muito o seu filho a tirar as melhores notas.

Se você está em Belo Horizonte, uma boa dica para aulas particulares sem sair de casa é a Rede Professor Particular em Casa. Para conhecer os serviços, entre em www.professorparticularemcasa.com.br .

 




Leave A Response »