Cursos de idiomas pelo Celular – A descoberta das operadoras

Cristiano Meireles 29 de maio de 2012 1


A velocidade da informação é astronômica em todos os sentidos. Nos tempos de nossos Pais e Avós. Estudar era difícil, pois não haviam escolas por perto, dentre outros impecílios.

Hoje com cursos da forma de EAD (Ensino à Distância), estudar passou a ser muito, mas muito mais fácil e acessível.

A novidade do momento são os serviços de educação via celular. As operadoras descobriram que este pode ser uma forma rentável e estão a todo vapor investindo no mercado.

Em 2011, o curso de inglês pelo celular Kantoo, oferecido pela operadora Vivo, atingiu 3 milhões de assinantes só aqui no Brasil.

A escola de idiomas Wizard e a operadora TIM se juntaram e lançaram o WizClass, um curso de inglês pelo celular. Mas parece que não deu muito certo, pois em Março a TIM anunciou parceria com outra empresa, a EzLearn, oferecendo o curso de inglês via celular TIM+Inglês.

Em parceria com a EF Englishtown, a Claro lançou em Março o “Claro Linguas” que o diferencial em relação aos concorrentes, o sistema de ensino oferecido pela Claro dá ao usuário a liberdade de escolher um dentre quatro temas de sua preferência (viagens, negócios, diversão ou esportes) e disponibiliza um tradutor por SMS ao preço de R$ 0,60 por palavra pesquisada (ou ilimitado, para quem assinar o pacote de curso por SMS).

Serviços relacionados à educação e à saúde podem servir como alternativa à queda nas vendas de conteúdos de entretenimento, como wallpapers e músicas, pelas operadoras celulares. Outra vantagem é terem um baixo índice de cancelamento, ao contrário dos clubes de assinatura de downloads, em que o usuário permanece por poucas semanas.

O sucesso do Kantoo, por exemplo, abriu os olhos da Vivo para um mercado ainda pouco explorado no Brasil: serviços de conteúdo móvel que efetivamente transformem as vidas das pessoas. Para o diretor de produtos e serviços da operadora, Alexandre Fernandes, este será o grande foco da companhia no segmento de conteúdo móvel em 2012. “Será o ano dos serviços que realmente agregam valor à vida das pessoas, serviços que vão além do entretenimento”. Ele se refere a produtos relacionados às áreas de educação, saúde e segurança, principalmente. O executivo também falou sobre os planos da Vivo para mobile marketing e a adoção de uma plataforma de RCS-e, que promete revolucionar os serviços de mensagens (SMS e MMS).

Agora não tem mais a desculpa de tempo, faça o curso de inglês no celular, escolha sua operadora Vivo, Claro ou Tim




One Comment »

  1. luana santana santos 10 de julho de 2012 às 17:22 - Reply

    é muito legal

Leave A Response »