Saiba que isto não é uma tarefa simples e requer de uma série de conhecimentos prévios que nem todo mundo tem, porém se você acha que sabe o suficiente e é capaz de executar a tarefa Veja aqui alguns passos de Como Instalar Ar Condicionado Split. Vamos lá!

 

1º Etapa

Saiba onde será colocado, como será a estrutura e qual vai ser a potência do split, antes de começar você tem que ter tudo isso em mente.

Escolha uma parede onde não haja uma fonte de calor direta ou perto, isso com certeza trará problemas no futuro, também deixe longe de redes de água e elétrica, evite problemas futuros.

Tente deixar a condensadora perto do ar condicionado em si, pois deste modo estará poupando um money em eletricidade e também o ar vira menos interferido e mais puro, tente colocá-la num ambiente que não pegue sol excessivo, sempre em ambientes externos.

 

Como será a estrutura?

A estrutura ideal é a específica para o split, ou seja, se você vai montar uma estrutura, tente deixar tudo alinhado em função do ar condicionado, tubulação, fiação, tomada, canos de PVC para drenagem, entre outros, isso favorece a diminuição de gasto de energia e a pureza do ar, lembre-se do que falamos!!

2º Etapa

Antes de prosseguir com este passo temos que saber alguns conceitos básicos sobre capacidade térmica, por que? Não todos os aparelhos são iguais, e se acontecer de calcular errado a capacidade do seu ar condicionado, pode até perder o aparelho, então pense bem se pode prosseguir com a instalação, combinado?

A unidade de capacidade térmica é o BTU, que determina a potência para refrigerar que seu ar condicionado tem.

É muito simples de calcular: pegue uma fita métrica e meça uma das paredes do seu quarto, depois meça a que vem depois, você vai multiplicar uma medida pela outra, aí você vai achar a área, sabendo a área é só ter em mente que para cada metro quadrado, podem se amontoar de 600 a 800 Btu’s, agora é só fazer a conta.

Agora que você tem a posição do ar e da unidade do exterior deve começar a dimensionar o espaço com a máxima precisão possível, assim você terá menos dor de cabeça na hora de fazer os furos e passar tubos e fiações.

Depois de montada toda a estrutura, certifique o espaço onde irão os componentes estão bem fixados, lembre-se que pelo menos um deles estará suspenso, e é bom evitar acidentes, né?

Depois de ter o espaço, a esteira e o ambiente, é a hora de montar seu ar condicionado split, antes de mais nada, verifique novamente a estrutura, dê uma nova olhada aos cálculos feitos, faça isso para maior segurança e de gastos desnecessários.

Agora sim, monte seu ar e desfrute feliz do frio no ano todo que este maravilhoso aparelho nós proporciona.

Antes de finalizar, queria deixar um resumo de alguns cuidados que devem ser levados em consideração na hora de montar seu ar condicionado split, pode ser?

  • Primeiro ponto: conheça bem onde será instalado o ar condicionado (estrutura), isto é, de vital importância para uma boa instalação, eu sei que to batendo demais nessa tecla, mas é importante.
  • Segundo ponto: lembre-se dos espaços e as distâncias entre o ar interno e a condensadora, é só voltar um pouquinho no texto para saber o porquê!
  • Terceiro ponto: leve em consideração nossas dicas, porém sempre preze por se guiar pelo esquema de instalação que a fabricante fornece.
  • Quarto ponto: é um pouco óbvio, mas, existe tanta gente que gosta de gambiarra, e vive de adaptações, galera! Isso não está bem, sempre tenha as ferramentas necessárias para uma instalação completa e correta.

Nesse texto você leu uma pincelada, algo muito básico, de como instalar ar condicionado Split, se informe sempre e sempre busque melhorar, isso o te ajudará para tudo na vida, fechou?

Espero que tenha gostado e até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.