Como consultar o CPF no SPC e Serasa de graça?

admin 13 de agosto de 2017 0


Estamos passando por um momento bem delicado em nosso país, uma crise política acabou afetando diretamente o bolso dos cidadãos brasileiros. O desemprego também tem sido um grande problema. Agora boa parte da população se encontra endividada e com o nome sujo.

Ter o nome sujo é estar com o CPF negativado nos órgãos de Serviço de Proteção ao Crédito como o SPC. Para que isso ocorra, o consumidor deve ter feito uma compra e não ter efetuado o pagamento na data de vencimento programada.

O Serviço de Proteção ao Crédito ou Bureau de Crédito, popularmente conhecido como SPC é um serviço de informações de crédito, que utiliza informações de adimplência e inadimplência de pessoas físicas ou jurídicas para fins de decisão sobre crédito.

Hoje é comum recebermos em nossos e-mails cartas que dizem que nosso CPF está negativado, mas essas não passam de uma fraude e para que você pague por um o serviço de consultar. Mas como muitas pessoas realmente se encontrar negativadas, essas acabam caindo na armadilha, que pode ser um simples vírus ou até mesmo te custar muito caro.

Infelizmente 90% dos serviços de consultas de CPF inadimplentes cobram taxas, por isso é comum vermos na rua placas oferecendo a consulta de CPF ou nome por um certo preço.

Como consultar o CPF gratuitamente

Mas se você tem interesse em saber a situação de seu CPF sem pagar nada por isso existe o site Consumidor Positivo (http://www.consumidorpositivo.com.br/), que foi criado pelo SCPC – Serviço Central de Proteção ao Crédito e disponibiliza a consulta de forma totalmente gratuita. Além disso o dono do CPF ainda pode consultar os dados dos credores, telefones, endereços e site para negociações de dívida.

Para efetuar a consulta não é necessária a carta de comunicado de débito ou qualquer outro papel ou senha. Entrando no site é necessário cadastrar os dados pessoais como o número do CPF, data de nascimento, nome e e-mail, e criar uma senha.

No portal você ainda encontra dicas de educação financeira e além disso ainda possui o serviço para aviso de perda ou furto de cheques, para que o portador do CPF não sofra com fraudes em seu documento em um desses casos.

Outra forma de realizar a consulta do CPF é comparecendo aos balcões de consulta, do Serasa ou SPC, no site de cada um você pode encontrar a unidade mais próxima de sua residência e comparecer com seus documentos originais para consultar gratuitamente.

Ainda existe a solicitação via carta, onde o solicitante envia uma carta para órgão responsável (Serasa ou SPC) com a cópia dos documentos que devem ser consultados, no caso o CPF. Porém esse tipo de serviço é demorado, devido ao atraso dos Correios e a alta demanda de serviço.

Agora que você sabe como consultar seu CPF no SPC sem precisar pagar nada por isso, siga as dicas de educação financeira que estão disponíveis no site Consumidor Positivo e comece uma nova vida longe das dívidas, das dores de cabeça e dos órgãos de proteção ao crédito.

 




Leave A Response »