Chapéu-panamá – Origem e dicas de como usar

admin 26 de março de 2013 0


Apesar do nome, o chapéu-panamá é fabricado no Equador, proveniente de uma palha que só existe em terras equatorianas e, por lá, faz o maior sucesso. Não só por lá. O chapéu-panamá ganhou as cabeças brasileiras depois de ter sido apresentado nos desfiles do São Paulo Fashion Week de 2011. Bem antes, Winston Churchill, primeiro-ministro da Inglaterra, usava um modelo sempre que podia.  O ex-presindente do Brasil Getúlio Vargas também. Com ele na cabeça, Santos Dumont, ganhou os céus.  De lá pra cá, não há quem não se renda ao charme deste acessório que é muito mais do que um protetor contra o sol. É sinônimo de estilo e está entre os acessórios “tem-que-ter” do guarda-roupas dos apaixonados por moda. Vale tanto para homens quanto para mulheres.

Há várias histórias sobre a origem do chapéu-panamá. Uma delas conta que o nome veio de um grande mal entendido: alguns operários que trabalhavam na abertura do Canal do Panamá usavam chapéus feitos no Equador como forma de se proteger do sol.

Porém, os panamenhos gostaram dos chapéus e passaram a comprar os chapéus no Equador e revendê-los no Panamá. Os chapéus não apenas ganharam fama, mas muitos artesãos que aprenderam a fazê-lo. Outra história conta que o chapéu-panamá recebeu este nome depois que o presidente americano Theodore Roosevelt apareceu com o acessório em uma visita ao canal do Panamá, em 1906.




Mas a corrente mais aceita é que o chapéu-panamá realmente era produzido no Equador, mas ganhou esse nome porque os chapéus desse tipo eram embarcados para os Estados Unidos via Panamá. Não importando muito a sua origem, o fato é que o chapéu-panamá virou moda, fez a cabeça de pessoas no mundo inteiro e hoje tem fama de acessório fashion.

Chapéu-panamá: como usar

O chapéu-panamá não é apenas um acessório para proteger do sol. É mais do que isso. Bem mais. Ele enfeita e dá charme a qualquer visual. O bacana é que é um chapéu super versátil. O chapéu-panamá de copa menor e arredondada é ideal para as mulheres, já que deixa o visual bem mais feminino. Fica lindo com vestidos floridos, macaquinhos, calça boyfriend, saia tulipa e shorts cut off.

Já o modelo de chapéu-panamá de copa quadrada deixa o visual mais masculino, mas também pode ser usado por mulheres, combinados com jeans flare, calça saruel, calça de alfaiataria, blazers, vestidos e shorts de cintura alta.

pessoas usando chapéu panamá

Na praia, o chapéu-panamá pode e deve ser usado. Ele fica bem com biquinis, cangas e com todas as roupas que compõe a moda praia. Use-o também para os programinhas casuais, tanto de dia quanto a noite, desde que sejam programas mais despojados e informais.

Uma dica: o chapéu-panamá é um complemento da produção. A regra de etiqueta na moda diz que você não precisa retirar o chapéu em locais fechados.

Leave A Response »