Brazuca, o nome da Bola da Copa de 2014

admin 3 de setembro de 2012 0


A Copa do  Mundo no Brasil é só em 2014, mas bola já tem um nome: Brazuca. A escolha do nome foi feita por popular através da Internet e anunciada nesse domingo, pelo ex-jogador Cafu, capitão do Brasil na conquista do pentacampeonato mundial, durante participação no programa Esporte Espetacular, da Rede Globo. O vencedor foi escolhido com 77,8% da preferência popular. “Bossa Nova” e “Carnavalesca” eram as outras opções pré-definidas pela fabricante Adidas. As votações começaram no dia 12 de agosto.

“Estou muito feliz com a participação direta dos torcedores brasileiros na escolha do nome de um dos símbolos mais importantes do evento. Tenho certeza que a bola Brazuca entrará para a história junto com outras famosas bolas de futebol da Copa do Mundo, como a Tango, utilizada em 1978 na Argentina, e a Azteca, que esteve em jogo em 1986 no México”, disse o secretário-geral da entidade, Jérôme Valcke.

Ainda conforme Valcke, a Brazuca simboliza a emoção, o orgulho e boa vontade com todos, de forma semelhante à abordagem local ao futebol. Além disso, o nome da bola é um termo utilizado pelos brasileiros para descrever o orgulho nacional.

Apesar do nome ter sido definido, o design da bola da Copa do Mundo segue como um mistério. De acordo com a fabricante, a Adidas, a Brazuca será conhecida do público apenas em 2013. A empresa fabrica as bolas para a Copa do Mundo desde 1970, no México.

A Brazuca já tem data para entrar em campo: dia 12 de junho de 2014 na estreia da Seleção na Copa do Mundo Fifa, na Arena Corinthians, em São Paulo. A final será em 13 de julho, no Maracanã, Rio de Janeiro.

Bolas anteriores

Na Copa de 2010, na África do Sul, a bola do Mundial foi batizada de Jabulani, que signifca “Celebrar”, em isiZulu. Jabulani é uma palavra da língua Bantu isiZulu, um dos 11 idiomas oficiais da África do Sul.. A polêmica em torno dela foi muito grande por ser considerada muito leve e atrapalhar o trabalho dos goleiros.

Em 2006, a bola da Copa da Alemanha foi batizada de Teamgeist, que significa “espírito de equipe” em alemão (“team” significa equipe e “geist” significa espírito). Sobre ela, está a inscrição “A time to make friends” (“É tempo de fazer amigos” em inglês).

Fevernova foi a bola oficial da Copa do Mundo de 2002 feita pela Adidas. Ela foi apresentada como o maior avanço no design de bolas de futebol. Entre suas características técnicas, apresenta uma fina camada de espuma que dá à bola características de desempenho e três camadas de malha que permitem um voo mais preciso e previsível.

Em 1998, a França mostrou ao mundo a Tricolore – a primeira bola multicolor. Seu desenho era composto por tríades azuis com galos em desenho estilizado. A bandeira tricolor e o galo, ambos símbolos tradicionais franceses e da sua seleção de futebol nacional, inspiraram o nome e o desenho.

Mascote da copa 2014 também já foi escolhido

A revista Veja mostrou a imagem do que seria a mascote oficial da Copa do Mundo de 2014. O animal escolhido para representar o Brasil no evento da Fifa foi um tatu-bola.

Na imagem, o bicho, que tem olhos verdes, segura uma bola de futebol e veste camiseta com o nome do país. Segundo a publicação, a mascote será apresentada oficialmente em um “megaevento em meados de setembro”. O personagem ainda não tem nome, e a Fifa espera que ele seja batizado via votação popular na internet.

atualização 19/07/12 14:37

A FIFA escolheu um júri formado por pouquíssimas pessoas e ofereceu como opções, para o Mascote da Copa do Mundo de 2014, no Brasil, os seguintes nomes: Amijubi (Amizade + Júbilo); Zuzeco (Azul + Ecologia) e Fuleco (Futebol + Ecologia).




Leave A Response »