Bolsas de estudo: dicas para conseguir a sua!

Redação 4 de abril de 2017 0


Precisa estudar mas a grana está curta? Veja nossas dicas sobre como conseguir bolsas de estudo e se qualificar

Muitas instituições particulares ou públicas de estudos concedem um certo número de bolsas das mais variadas vertentes do estudo. O passo mais importante para o interessado ter alcance e mérito na conquista de uma bolsa de estudos é acessar continuamente e, porque não, diariamente, os portais das instituições na internet, como sites e redes sociais.

Separamos abaixo outras dicas para auxiliá-lo na conquista de uma bolsa de estudo, tanto em uma instituição pública e privada.




Conseguir sua bolsa requer bastante pesquisa e trabalho

Pesquise quais instituições podem lhe interessar e que sejam mais alcançáveis em termos de bolsas. Muitas pessoas não sabem onde começar a procurar por bolsas de estudo, mas existem diversas fundações que oferecem apoio financeiro para estudantes. Pesquise na internet e converse com colegas para saber quais instituições possam ser mais interessantes.

Ser um bolsista envolve muito esforço. Você corre o risco de perder o apoio caso a sua dedicação não seja o suficiente, portanto, é importante considerar se você está realmente preparado para essa experiência.

Confie no seu potencial e prepare-se de todas as maneiras, para todos os métodos. Ainda que a bolsa exija muito de você, confiar em si mesmo é essencial para garantir o sucesso do programa. Saiba que você está estudando para garantir o seu desenvolvimento profissional e faça o máximo para ser bem-sucedido.

Bolsas nas universidades particulares

Universidades, faculdades e instituições em geral, de todo o Brasil, oferecem bolsas de estudo para mais da metade de seus alunos em forma de descontos para conter a inadimplência.

Existem, nestas empresas, vários tipos de desconto nas mensalidades através das bolsas: Bolsa-idade, bolsa-mérito (notas boas), bolsa para funcionários e parceiros, financiamentos próprios, etc.Recentemente sugiram alguns programas como por exemplo o Quero bolsa e o Educamais Brasil.

bolsas de estudo

Já na matrícula as instituições avaliam qual a faixa salarial da família do aluno e o direcionam para as melhores bolsas de estudos para aquele caso. Eles fazem qualquer negócio para manter o aluno. Inclusive notas boas no vestibular podem render bolsas de estudo.

Bolsas nos programas do Governo Federal

Através de bolsas de estudos é possível fazer faculdade grátis graças a uma bolsa de estudo do Prouni. O Prouni é um programa do Governo Federal que concede bolsa de estudo totais ou parciais para alunos de renda baixa em instituições privadas de ensino superior. O Programa Universidade para Todos oferece bolsas de estudos integrais para alunos que possuam renda familiar per capita de até 1,5 salários mínimos. O programa também concede bolsas de estudos parciais para aqueles que venham de famílias que ganhem até 3 salários mínimos.

Quem seleciona os alunos para as bolsas de estudos é o MEC utilizando para isso a nota atingida no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

Já o FIES – Financiamento Estudantil, criado em 1999, fornece bolsa de estudos de graduação no Ensino Superior daqueles alunos não podem bancar os custos de sua formação e estejam matriculados em instituições privadas com cadastro no Programa e com avaliação positiva nos processos do MEC.

Conclusão

Bom pessoal, espero que as dicas tenham sido uteis e que consigam a sua tao sonhada qualificação com sucesso ok?

Duvidas e sugestões podem deixar nos comentários!

Leave A Response »