Biomedicina – cursos e faculdades

admin 26 de março de 2013 0


Biomedicina é um curso de graduação voltado para a pesquisa de doenças humanas, bem como suas causas e suas formas de tratamento. O aluno de Biomedicina estuda os microrganismos causadores de enfermidades e procura remédios e vacinas para combatê-las.

Depois  de formados os biomédicos podem trabalhar em diversas áreas entre elas na pesquisa de moléculas de DNA e RNA, estudar as estruturas e formas de organismos, saneamento do meio ambiente, além de poder trabalhar com biotecnologia e na área de diagnóstico por imagem. O biomédico também pode ser um perito criminal, área que é necessário ser concursado. A atuação pode acontecer tanto em laboratórios quanto em universidades e empresas de pesquisa.

biomedicina-profissional

Para quem pretende entrar em uma faculdade de Biomedicina se prepare. O curso exige do aluno conhecimentos em fisiologia, bioquímica, informática e administração laboratorial, metodologia científica e inglês.

 Confira quais são os melhores cursos de Biomedicina do país:

Universidade Federal do Pará

Atualmente, o curso de Biomedicina da UFPA possui 5 estrelas pelo ranking do Guia do Estudante 2012; e conceito 4 pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Sistema de Informações, pesquisas e estatísticas educacionais (INEP) 2011, sendo que a nota máxima é 5.

Universidade de São Paulo

O Curso de Biomedicina da USP tem como propósito a formação de biomédicos que atuem em equipes juntamente com profissionais da área da saúde. Para isso, a Universidade conta com abordagem multidisciplinar e alta capacidade intelectual dos professores.

Pontifícia Universidade Católica de Goiás

O Curso de Biomedicina da PUC Goiás é voltado essencialmente para a formação do Biomédico para atuação no Laboratório de Análises Clínicas e Banco de Sangue. A estrutura curricular é constituída por 39 disciplinas obrigatórias, 6 módulos de estágio e uma disciplina optativa, distribuídas em nove períodos, além de 110 horas de atividades complementares. O curso tem duração de 4 anos e meio e o investimento inicial é de R$ 857,67, por mês.

Universidade Federal do Triângulo Mineiro

O curso se propõe a formar profissionais capazes de exercer atividades especializadas, tais como supervisão, coordenação e execução de trabalhos, estudos e pesquisas de nível tecnológico, atividades complementares de diagnósticos e laboratórios que apoiam a profissão médica. As aulas são dadas no campus Uberaba.

Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

O curso de Biomedicina da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) é um dos indicados no Manual do Estudante como sendo um dos melhores.  O curso tem duração de quatro anos e é oferecido somente nos turnos da manhã e tarde. Os professores são gabaritados, possuíndo títulos de mestre e doutores.

Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Na UFRJ, no Rio de Janeiro, há três possibilidades sob a denominação Ciências Biológicas: microbiologia e imunologia, biofísica e modalidade médica. Quase a metade do currículo é dedicada a práticas de laboratório, em que o aluno aprende a lidar com equipamentos, substâncias e compostos químicos.

Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

O Curso de Biomedicina da Universidade Federal do Rio Grande do Norte existe desde 1970, mas desde 2003 vem sendo reformulado. Apesar disso, o os alunos de Biomedicina em geral, têm apresentado desempenho acima da média dos de outros cursos, destacando-se dos demais por serem os mais interessados em se envolverem em atividades de pesquisa.




Leave A Response »