Benefícios dos planos de saúde para trabalhadores e empresas

Autor 10 30 de julho de 2013 0


Planos de Saúde – Trabalhadores que não precisam se preocupar com a saúde própria ou dos dependentes são mais motivados e produtivos.

Os planos de saúde funcionam na mesma lógica de um seguro comum. Profissionais especializados calculam os riscos de saúde e as despesas possíveis das pessoas que farão parte dele e, a partir dessas informações, definem as estratégias de negócio. De forma prática, um plano de saúde precisa ser economicamente viável, ou seja, precisa pagar com folga todas as despesas médicas de seus associados, pagar o funcionamento da estrutura e ter margem de resultados positivos para investir e crescer.

Por isso, quanto maior o risco dos associados, maior será a mensalidade cobrada. O risco costuma variar em função das atividades profissionais, idade, hábitos de vida, sexo e outros fatores. Alguns planos chegam a elevar muito o valor das mensalidades quando o usuário envelhece, por causa do maior número de doenças, tornando inviável a presença de idosos. Por isso, a ANS – Agência Nacional de Saúde Suplementar fiscaliza esse comportamento para evitar abusos. O resultado é que o custo adicional acaba dissolvido entre os usuários mais jovens e mais saudáveis.

Atualmente, existem no Brasil dezenas de modelos de plano de saúde. A maioria deles está voltada para os trabalhadores, em forma de planos coletivos, subsidiados total ou parcialmente pelas empresas. Para os trabalhadores, estar em uma empresa que oferece plano de saúde é muito importante, pois não terão que se preocupar com as despesas imprevistas com tratamento de saúde deles mesmos ou de seus dependentes. Para as empresas também é vantajosos, já que elas são responsáveis pela saúde de seus trabalhadores, principalmente em relação às doenças trabalhistas ou acidentes de trabalho.

Além disso, um trabalhador que não precisa se preocupar com a saúde dele ou dos familiares, trabalha mais feliz e mais motivado, o que resulta em ganho para a empresa. Os exames e revisões médicas preventivas e periódicas reduzem os custos com tratamentos caros e afastamentos do trabalho. Todos esses fatores acabam sendo altamente benéficos para os trabalhadores e empregadores.




Leave A Response »