Benefícios do amaranto para a saúde

Cristiano Meireles 29 de novembro de 2012 0


Você sabe o que é amaranto? Amaranto é um grão altamente nutricional cultivado na região dos Andes e no México e que, segundo pesquisas, possui cerca de 15% de proteínas com alto teor biológico, além de ser  fonte de cálcio biodisponível, fonte de fibras, zinco, fósforo e outros nutrientes. O cereal é muito conhecido em vários países, mas no Brasil, não faz muito tempo em que sua fama ganhou status e, aos poucos, vem se tornando cada vez mais popular.

Por seu alto valor proteico, de 14% a 20% a mais, quando comparado a outros cereais, e de minerais, atua na manutenção e no aumento da massa magra em atletas e esportistas amadores, além de reduzir os níveis de colesterol no sangue. Além disso, contém óleo poli-insaturado, encontrado principalmente no germe da semente. É um óleo rico em ácido linoleico (um ácido graxo essencial), que auxilia no processo anti-inflamatório do organismo. Outra vantagem é que o amaranto não contém glúten ou outras substâncias alergênicas em sua composição, sendo uma excelente opção para as pessoas que são intolerantes ao glúten. Ele ainda melhora o funcionamento do intestino.

Rico em cálcio, o amaranto pode funcionar como um substituto do leite animal, sendo indicado para crianças e pessoas com intolerância à lactose. Para se ter uma ideia, uma porção de amaranto contém mais cálcio do que um copo de leite e fornece quase o dobro de ferro do que o trigo, além de ser uma fonte excelente de fibras.

Outra característica singular do amaranto é a grande concentração de esqualeno em sua composição. Esta substância, somente encontrada nos óleos de fígado de animais marinhos, tem importante ação antioxidante, no combate aos radicais livres, aumento da oxigenação do metabolismo e proteção da membrana celular e do sistema imunológico.

Os estudos também mostram que a composição química do amaranto se assemelha a composição do tradicional arroz com feijão. Do feijão ele herdou as proteínas, na concentração de 14% (no feijão é 23%). Do arroz, ele tem os aminoácidos. Moléculas orgânicas que não são fabricados pelo nosso organismo e essenciais para o nosso corpo.

Como ainda não tem muita fama, o amaranto é difícil de encontrar.  Ele geralmente é encontrado em lojas especializadas em produtos naturais, na forma de grãos, flocos e farinha. Pode ser cozido como qualquer cereal ou misturado a outros alimentos como em frutas, iogurtes e como composição da massa de pães, doces, bolos, sopas, vitaminas e saladas. Como quase não tem gosto, o amaranto pode ser misturado em todo o cardápio.

A melhor maneira de consumir o amaranto é estourar o grão numa panela e moer a pipoquinha que surge, menor do que a de milho comum. Existem diversas receitas que podem ser feitas com o amaranto, entre elas está o chá frio de amaranto. Além de saudável, o consumo do chá frio de amaranto auxilia no bom funcionamento do nosso organismo. As propriedades naturais do chá frio de amaranto incluem ação antioxidante, que combate os radicais livres, aumenta a oxigenação do metabolismo e reforça o sistema imunológico.




Leave A Response »