Benefícios da farinha de açaí

Cristiano Meireles 4 de dezembro de 2012 2


O açaí tornou-se paixão nacional de alguns anos para cá. A frutinha, muito calórica é consumida por milhares de brasileiros, na maioria das vezes na tigela, onde a polpa é acompanhada de frutas e até mesmo de outros alimentos. Saiba que, ao contrário da fruta, a farinha de açaí é um alimento de baixo teor calórico e muito amigo do corpo humano. Além de muitas vitaminas, a farinha de açaí possui antioxidantes que auxiliam no combate dos radicais livres, prevenção de diversas patologias.

A farinha de açaí é obtida por meio da trituração do caroço seco da fruta. Sua utilização na cozinha pode ser das mais variadas formas, sendo ingrediente complementar de pães, bolos e biscoitos, aumentando o valor nutricional destes alimentos.Fibras, proteínas, gorduras do bem, potássio, vitaminas B1, B2 e E, além de um mix poderoso de compostos antioxidantes e anti-inflamatórios fazem parte do pacote de nutrientes da farinha de açaí.

Para conseguir todos esses benefícios é preciso beber muita água, pelo menos oito copos por dia. É que as fibras precisam de líquido pra ajudar o intestino a funcionar bem. Sem água, o efeito pode ser contrário.

A farinha de açaí é indicada para o atleta devido os benefícios revigorantes da fruta, e com uma vantagem, a farinha possui metade das calorias da polpa. Não há uma recomendação específica, porém o consumo médio não deve ultrapassar duas colheres de sopa por dia.

O açaí

Assim como a a farinha, a fruta açaí é uma fonte de benefícios para a saúde: os antioxidantes dessa fruta são totalmente absorvidos pelo corpo e aproveitados pelo organismo, o que retarda o envelhecimento precoce. Além disso, o açaí é um poderoso estimulante sexual, combate o cansaço físico, o estress, melhora a circulação sanguínea e protege o organismo do acúmulo de gorduras indesejáveis.

O consumo regular do açaí pode prevenir doenças degenerativas e até mesmo alguns tipos de câncer, como a leucemia. As fibras trazem benefícios para o organismo, também na prevenção da obesidade  e diabetes. A frutinha também é uma grande aliada para a diminuição do colesterol ruim.

O consumo do açaí deve ser associado uma dieta fornecida por um nutricionista, já que a fruta é bastante calórica (tem cerca de 250 calorias).




2 Comments »

  1. caroline 9 de setembro de 2014 às 19:54 - Reply

    legal me ajudo muito mesmo !! 🙂

  2. Braulio 10 de janeiro de 2015 às 0:06 - Reply

    Muito bom o artigo da farinha de açai,como se faz a farinha,obrigado.

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