As novas notas de 10 e 20 reais

Cristiano Meireles 24 de julho de 2012 0


  Foi lançado em 23/07/2012, as notas de 10 e 20 reais, pertencentes as segunda família do Real. Assim como as notas já lançadas de 50 e 100 as novas integrantes tem tamanhos maiores, além de elementos antifalsificação mais modernos

O tamanho da nota de 10 reais será de 13,5cm X 6,5cm. A nota de 20 reais terá 14,2cm X 6,5cm. Essa não é a primeira vez que se usa o tamanho diferenciado de notas no Brasil. A primeira família de cédulas do Cruzeiro, lançada em 1970, possuia notas de diferentes tamanhos.

As notas antigas continuarão valendo e serão substituídas aos poucos, à medida que forem sofrendo o seu desgaste natural, segundo o BC. A previsão é que as novas notas de 2 e 5 reais sejam lançadas em 2013. Não será lançada uma nova cédula de 1 real.O Banco Central informa, em seu site, que o número de falsificações tem diminuído ligeiramente nos últimos três anos.

As notas de R$ 2 e R$ 5 serão lançadas em 2013, ainda sem data definida.

De acordo com o BC, a segunda geração de cédulas do real terá circulação simultânea com as antigas, que serão substituídas à medida do envelhecimento natural das notas.

No site do Banco Central, é possível conferir perguntas e respostas sobre a segunda família do real. A cerimônia de lançamento está marcada para hoje, às 15h, em Brasília, com a presença do presidente da instituição, Alexandre Tombini.

Para as mulheres, essa segunda familia do Real não trouxe tanta diferença quanto para o homens, afinal de contas as carteiras masculinas agora não poderão mais ser aquelas pequenas, senão o dinheiro ficará à mostra.




Leave A Response »