Alimentos para diminuir o colesterol

admin 29 de janeiro de 2013 0


Ter altos índices de LDL no sangue é mal sinal. Isso porque ter o colesterol alto pode ocasionar diversas doenças, como infarto e acidente vascular cerebral (CVC), podendo levar até a morte. Por isso, é muito importante manter os níveis de LDL bem baixos.

Saiba que existem alguns alimentos que ajudam na redução do colesterol ruim. Uns porque contém fibras solúveis, que eliminam o colesterol do corpo. Outros porque são ricos em químicas que bloqueiam a absorção dessa gordura na parede dos vasos sanguíneos.

Alimentos para diminuir colesterol

Salmão, atum e bacalhau

Estes peixes são ricos em ômega 3, substância que auxilia no controle e na redução do colesterol e dos triglicérides

Soja

A soja é rica em vitamina E, vitamina que aumenta os níveis de HDL (colesterol bom) no sangue. Ela também tem uma proteína chamada isoflavonas genisteína, que contribui a inibir a oxidação do colesterol LDL.

Tomate

O tomate não apenas ajuda na prevenção do câncer, mas também reduz as taxas de colesterol ruim na corrente sanguínea

Laranja, limão e frutas cítricas

As fibras solúveis existentes nestas frutas aliada a vitamina C são uma dupla poderosa contra o colesterol alto. Essa vitamina reforça as paredes das artérias e combate a formação das placas de gorduras. Sucos podem ajudar numa nutrição balanceada..

Nozes, castanhas e amêndoas

Ricas em gorduras poli-saturadas, estes alimentos ajudam na redução do colesterol ruim, o LDL.

Quinoa

A quinoa é rica em fibras e contém saponina,  uma substância que reduz o colesterol produzido no fígado. A quinoa pode ser comprada em grãos, que precisam ser cozidos no arroz, ou então em flocos, que facilitam o consumo. Veja também nosso artigo sobre Quinoa

Oléo de canola e girassol

Substituir o óleo comum por óleo de canola ou girassol pode fazer o colesterol baixar. Isso porque ambos são ricos em  fitoesteróis, substâncias que barram a absorção de gordura, diminuíndo os índices do colesterol

Linhaça

Além de ser fonte de Ômega 3, é rica em ácido linoleico, o que ajuda a baixar não só o colesterol, mas a glicose no sangue.

Beringela

A beringela contém antocianinas, substâncias que reduzem colesterol total, frações e ainda os triglicérides. O ideal é consumí-la com casca, onde a concentração dessa substância é ainda maior. Veja também nosso artigo sobre farinha de berinjela.

Uva e suco de uva

Tanto a fruta quanto o suco de uva são ricos em resveratrol, uma substância que ajuda na redução do colesterol e ainda tem função oxidante. Esta substância também é encontrada no vinho.

Outros alimentos para diminuir o colesterol

 

Mas atenção, não basta apenas consumir os alimentos listados acima que seu colesterol ficará baixo. Segundo os médicos, é preciso cortar ou reduzir drasticamente os produtos que aumentam o colesterol e passar a consumir, de forma equilibrada, o maior número possível de alimentos que ajudam a reduzir as taxas dessa gordura no sangue.

Além disso, aconselham os médicos, é preciso aliar a dieta a atividades físicas regulares para ter um resultado satisfatório. É bom, ainda, ser amigo da balança. Isso significa manter um peso saudável, já que quilos em excesso aumentam o colesterol.




Leave A Response »