Adidas lança programa de reciclagem de sapatos esportivos

admin 3 de fevereiro de 2012 1


A Adidas lançou, em janeiro, o programa Pegada Sustentável, que visa diminuir os impactos ambientais causados quando jogamos fora os calçados esportivos de uma forma inadequada.

“Com o programa Pegada Sustentável a Adidas do Brasil engloba mais uma parte da sua cadeia de valor com ações sustentáveis, ou seja, a destinação dos nossos produtos ao fim do seu ciclo de vida. E não vamos parar por aí, estamos desenvolvendo um programa mais abrangente visando a Copa 2014. Mais do que um compromisso de desenvolvimento sustentável, temos aqui uma iniciativa de cidadania corporativa”, contou Fernando Basualdo, Diretor Geral da Adidas Brasil, para a revista ‘Exame’.

Programa de reciclagem da Adidas. (Imagem de divulgação)

Para participar, é simples. Basta você entregar o seu calçado de qualquer marca em uma das lojas Adidas. Após isso, você assinará um termo de doação e ganhará um brinde. No caso de São Paulo, o presente, nos três primeiros meses de campanha, será um ingresso para o Museu do Futebol, que fica localizado no estádio do Pacaembu.

Os produtos recolhidos serão levados para a empresa RCRambiental, responsável pela logística reversa e gestão ambiental, que  transformará os calçados em combustível para alimentar fornos de cimento.

Até o momento, o programa está disponível em sete lojas e 11 outlets da Adidas na grande São Paulo e capital, mas, a partir de março, ele se estenderá para o Brasil.




One Comment »

  1. Rosnaldo da Silva 1 de novembro de 2012 às 12:59 - Reply

    Sou consumidor da Adidas, porém penso que a iniciativa de queimar calçados para dar fim a um passivo ambiental, neste caso, está sendo apenas uma medida paleativa. A Adidas deveria sim, investir em pesquisa acadêmica para promover a reciclagem de fato dos produtos. A queima, utilizzada para geração de energia é prática comum no destino de resíduos, inclusive na indústria calçadista. Outro aspecto falho: a questão social. Por que não são higienizados os produtos em condições de uso e posteriormente doados a pessoas carentes? Penso que o pessoal da Adidas está fazendo mídia utilizando-se de um tema relevante: a sustentabilidade. A contribuição desta empresa deve ser mais profunda e o tema tratado com mais propriedade. Lamentável.

Leave A Response »