O nervosismo é o grande inimigo da maioria das pessoas durante a entrevista de emprego. E não é para menos: colocar-se diante de uma bancada de recrutadores para provar o seu valor como profissional é uma situação que realmente exige bastante autocontrole e confiança.

Está procurando emprego? conheça este site e aumente suas chances de alcançar uma vaga!

Felizmente, existem algumas técnicas de motivação que podem ajudar você a diminuir a ansiedade, aumentar as suas chances de conquistar os recrutadores e conseguir a vaga que você tanto deseja. Quer saber como?

Confira abaixo 5 dicas para vencer o nervosismo na entrevista de emprego:

  • Leia sobre a empresa e os requisitos da vaga

A preparação é essencial para você se sentir mais confortável durante a entrevista. Primeiramente, você deve ler quais são os requisitos da vaga para a qual você será entrevistado para ter uma ideia de que tipo de perguntas serão feitas.

Por exemplo: se a vaga é de auxiliar administrativo, você pode supor que os recrutadores perguntarão sobre as suas habilidades de organização, pontualidade, relacionamento com o cliente e outras competências relacionadas ao cargo.

Também é imprescindível que você pesquisa sobre a empresa para entender como é a cultura da organização e qual a sua missão, visão e valores. Dessa forma, você pode preparar um discurso que mostre que você se encaixa dentro desta cultura.

  • Planeje o trajeto

Se você correr o risco de chegar atrasado ao local da entrevista, o seu corpo e cérebro ficarão tensos com a preocupação. Para evitar que isso aconteça, é essencial que você planeje todo o trajeto de sua casa até a empresa e, preferencialmente, saia com antecedência.

Considere possíveis atrasos, como lentidão no transporte público ou trânsito, e tente chegar sempre com pelo menos 15 minutos de antecedência. Assim, você tem mais tempo para se preparar para o momento da entrevista.

  • Pense em suas experiências anteriores

Uma boa dica para vencer o nervosismo durante a entrevista de emprego é pensar em seus trabalhos anteriores e em projetos que foram bem-sucedidos. Esse tipo de pensamento destaca as suas habilidades e competências e faz com que você aumente o seu próprio valor.

Mesmo que você não tenha trabalhado em empresa nenhuma anteriormente, vale pensar em projetos acadêmicos que deram certo, trabalhos voluntários e até mesmo cursos realizados que desenvolveram as suas habilidades profissionais. O importante aqui é construir o pensamento positivo e aumentar a confiança em si mesmo.

  • Respire

Existem diversas técnicas de respiração provenientes da meditação que ajudam o seu corpo a relaxar diante de situações de estresse. O próprio ato de respirar prestando atenção nos movimentos do seu pulmão já ajuda a metabolizar o ar de uma forma que os seus músculos relaxam e, consequentemente, você se sente mais calmo.

O ideal é que você pratique os exercícios de inspiração e expiração durante o trajeto até a empresa ou até mesmo na sala de espera. Respire com calma, sentindo o ar passar pelo seu corpo e aproveite os benefícios para diminuir a sua ansiedade.

  • Seja positivo!

A atitude com a qual você chega à entrevista de emprego pode fazer toda a diferença no momento da contratação. Tente colocar em mente que você é capacitado para a vaga e consegue transparecer essas habilidades para os recrutadores, destacando os seus pontos positivos e até mesmo evidenciando pontos de melhoria que deseja desenvolver durante essa experiência.

É importante mentalizar que mesmo no caso de um retorno negativo, existirão outras entrevistas para vagas que às vezes combinam melhor com o seu perfil. Nem sempre você é a pessoa ideal para uma determinada posição e entender que isso não é culpa sua ajuda a manter a motivação que você precisa para conquistar o emprego dos seus sonhos.

Gostou das nossas dicas? Aproveite para deixar um comentário no espaço abaixo e não deixe de compartilhar o conteúdo em todos os seus perfis nas redes sociais para ajudar os seus amigos. Boa sorte!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.