10 grupos de alimentos para afastar a gripe de você

admin 29 de abril de 2013 0


É só as temperaturas baixarem e o corpo começa a apresentar aqueles sintomas de gripe: coriza, dor no corpo, crises de tosse e espirro. Mas você sabia que existem alimentos que aumentam a resistência do organismo capazes de deixar você longe da gripe?

Confira os 10 alimentos para afastar a gripe de você

Laranja, kiwi, tomate e folhas verdes escuras

Ricos em Vitamina C estes alimentos são uma potente arma contra a gripe.A Vitamina C não previne a gripe, mas estudos revelam que ela ajuda a amenizar os sintomas, isso porque o consumo de alimentos com esta vitamina estimulam a atividade imunológica de leucócitos e aumentam a produção dessas células de defesa, que têm efeito direto sobre bactérias e vírus

Cenoura, abóbora, mamão, brócolis e damasco seco

Estes alimentos são ricos em Vitamina A, substância muito importante para a manutenção da integridade das membranas mucosas e para o sistema imunológico. Consumir estes alimentos é importante porque a falta de Vitamina A no organismo provoca a redução de linfócitos T circulantes, aumentando a probabilidade de infecções virais como a gripe.

Arroz integral, abacate, gengire, peixe gema de ovo e nozes

Estes alimentos são ricos em Vitaminas do Complexo B que ajudam a aumentar a imunidade do organismo.

Carnes, peixes, aves, feijões e nozes

Estes alimentos são ricos em zinco, mineral muito importante para o sistema de defesa do corpo, pois atuam como enzimas antioxidantes.

Castanha do Brasil, alho, goiaba, melancia, maçã e inhame

Assim como a vitamina E, esse mineral possui grande capacidade antioxidante, ou seja, neutraliza a ação dos radicais livres no nosso corpo e ajuda na defesa antioxidante.
Aproveite e conheça mais sobre a Castanha do Brasil

Cogumelos shiitakes

Os cogumelos shiitakes possuem uma substância chamada de Lentinan, um imunoestimulante que aumenta a produção das células de defesa do organismo.

Sopas, caldos e canjas

A velha receita da vovó de tomar uma sopa quente para aliviar os sintomas da gripe funciona. Isso porque alimentos quentes ajudam a acalmar a garganta e descongestionar o pulmão.

Mel

O mel traz em sua composição substâncias antioxidantes, responsáveis pelo efeito curativo da gripe. Além disso, o mel induz reações orgânicas de defesa do corpo humano e é muito eficiente para diminuir a tosse no primeiro e no segundo dia, bem como facilitando o sono da pessoa gripada.

mel

Sorvete

Sim, o sorvete é um bom aliado no combate a gripe. A dica foi dada por uma dona de uma sorveteria em Ohio. Segundo ela, o sorvete que combate a gripe leva ingredientes como o mel, pectina líquida, especiarias como pimenta de Caiena e gengibre, suco de laranja e de limão. Há ainda uma quantidade de álcool, que atua como antiséptico e pode fazer com que você sinta sono mais rápido, depois de passar o dia tossindo.

Chás

Os chás também são ótimos aliados no combate à gripe. Os especialistas que independente do chá escolhido ele deve ser feito com água fervente, sem deixar a plata ferver. O ideal é despejar as folhas, tampar a panela depois que a água ferver e fazer a infusão por alguns minutos.




Leave A Response »